Prevenção em primeiro lugar: Mesquita realiza reunião estratégica para enfrentamento das chuvas de verão
O objetivo foi alinhar procedimentos e reforçar a integração entre os setores da administração pública para garantir respostas rápidas e eficazes em situações de crise.

Na manhã da última quarta-feira (8), o Centro de Controle Operacional (CCO) de Mesquita foi palco da primeira reunião preventiva do ano, voltada à definição de estratégias e ações para o enfrentamento de possíveis ocorrências provocadas pelas chuvas fortes do verão. O encontro reuniu representantes de diversas pastas municipais — entre elas Transporte e Trânsito, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Planejamento Estratégico e Gestão, Educação, Saúde e Comunicação Social — além do prefeito Marotto Miranda.
O objetivo foi alinhar procedimentos e reforçar a integração entre os setores da administração pública para garantir respostas rápidas e eficazes em situações de crise. Entre os temas discutidos, estiveram os pontos de apoio, o atendimento à população nas áreas de saúde e assistência social, a logística de transporte e mobilização de equipes, além do protocolo operacional padrão para cada área técnica.
Segundo a subsecretária municipal de Segurança, Ordem Pública e Cidadania e coordenadora-geral do CCO, Renata Paranhos, a reunião reforça o compromisso da gestão com a prevenção.
“Nós já vínhamos colocando esses tópicos em pauta, uma vez que a ação preventiva é algo constante ao longo do ano. Mas, com a chegada do verão, intensificamos o planejamento para minimizar ao máximo os danos. A missão agora é revisar os modelos pré-estabelecidos e ajustar o que for necessário”, destacou.

Um dos principais pontos debatidos foi a apresentação do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil 2025-2026, documento que orienta as diretrizes de preparação e resposta a deslizamentos, alagamentos, inundações e enxurradas. Atualizado anualmente, o plano segue as diretrizes da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei nº 12.608/2012).
De acordo com Alex Cruz, diretor da Defesa Civil de Mesquita, a elaboração do plano é baseada em dados técnicos e análises territoriais.
“Analisamos os mapas da cidade para identificar cenários de risco e definir as estratégias mais adequadas. Com o apoio do setor de Meteorologia e das informações do CEMADEN, conseguimos um monitoramento mais preciso e em tempo real. Uma das novidades deste ano é a implementação do CCO como órgão central de coordenação e acionamento das ações preventivas”, explicou.
A iniciativa demonstra o compromisso da Prefeitura de Mesquita com a segurança e o bem-estar da população. Outras duas reuniões com a mesma temática estão previstas ainda para o mês de outubro, reforçando a importância da integração e do planejamento contínuo entre as secretarias municipais.
Fotos: Lucas Bruno















Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.