Primeiro dia da Operação Verão da Polícia Militar  tem reforço de policiamento na orla

Primeiro dia da Operação Verão da Polícia Militar  tem reforço de policiamento na orla

A ampliação das ferramentas tecnológicas é uma das novidades deste ano, com o aumento do número de câmeras incorporadas ao sistema 190 Integrado

Num dia nublado e de praias tranquilas , a Polícia Militar  iniciou neste sábado (06) as ações  da Operação Verão, patrulhando a orla da capital e as cidades litorâneas, além das vias expressas e rodovias de acesso aos municípios com maior fluxo turístico.

No Arpoador, por exemplo, os banhistas puderam contar com mais policiamento na areia e no calçadão. Na Zona Sul, cerca de 100 policiais cuidaram da segurança.

O turista do Tocantins, Antônio Artur, de 28 anos,  veio visitar o Rio de Janeiro com a família. E diz que percebeu que havia mais policiamento na praia do Arpoador.

–  Já estive no Rio outras vezes e hoje  me senti bastante seguro, tanto que fiquei usando o celular para falar com meus parentes sem medo- disse.

Antônio Dias, de 64 anos, sogro de Antônio Artur,  também se sentiu  à vontade para circular pela orla por causa da presença das viaturas e dos policiais.

– Ver a presença da polícia é importante.  A gente se sente mais seguro, já pensa em voltar e em indicar para os amigos- afirmou ele, que também mora no Tocantins.

A ampliação das ferramentas tecnológicas é uma das novidades desta Operação Verão, com o aumento do número de câmeras incorporadas ao sistema 190 Integrado e o uso de reconhecimento facial por meio das câmeras de monitoramento acopladas a drones.

Na capital, a ação está com policiamento mais concentrado na área entre o Leme e o Pontal, com a utilização de cavalos do Regimento de Polícia Montada (RPMont) e cães do Batalhão de Ações com Cães (BAC). O patrulhamento reforçado também abrange as ruas internas dos bairros das zonas Sul e Oeste.

A doméstica Ivonete Araújo Santos, de 54 anos, mora em São Paulo e veio passear no Rio. E conta que se surpreendeu com o clima de segurança na orla da Zona Sul.

– A gente escuta falar da violência do Rio, mas aqui me senti bem segura, pois vi policiais em cada esquina- contou.

O policiamento dos corredores estruturais de acesso à orla conta com o reforço de policiais do RECOM (Rondas Especiais e Controle de Multidões), do BPVE (Batalhão de Policiamento em Vias Expressas) e do BTM (Batalhão de Policiamento Tático de Motociclistas), atuando em conjunto com equipes das unidades operacionais de área.

Nesta edição da Operação Verão, além da ampliação do uso de tecnologias de monitoramento, as forças policiais contam com equipes multidisciplinares, usadas como parte do protocolo de abordagens a crianças e adolescentes. Esse protocolo foi pactuado entre as forças de segurança do estado, órgãos municipais, Ministério Público, Defensoria Pública e entidades representativas da sociedade civil.

Fotos: Rafael Wallace