Projeto Bombeiro 100% é apresentado à Prefeitura de Japeri

Projeto Bombeiro 100% é apresentado à Prefeitura de Japeri

Projeto Bombeiro 100%, é uma iniciativa do Governo do Estado para ampliar o atendimento emergencial em 31 municípios que ainda não possuem uma unidade da corporação em seu território.

A prefeita de Japeri, Fernanda Ontiveros, recebeu em seu gabinete (foto),esta semana, representantes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeire da Defesa Civil Estadual. O encontro teve como pauta a apresentação do Projeto Bombeiro 100%, uma iniciativa do Governo do Estado que visa ampliar o atendimento emergencial e assegurar a presença da corporação em 31 municípios do Rio de Janeiro que ainda não possuem uma unidade do Corpo de Bombeiros em seu território.

Após a reunião, a comitiva vistoriou quatro áreas sugeridas para a possível implantação de uma base: um terreno próximo ao local onde será construída a maternidade municipal, em frente à sede da Prefeitura; outro na Avenida Ary Schiavo; um terceiro na Avenida Vereador Francisco da Costa Filho; e o último, na Rua Tancredo Neves. Todos os locais serão avaliados com base em critérios técnicos e operacionais, como acessibilidade, infraestrutura e viabilidade para a instalação da unidade.

Para a prefeita, a chegada do Corpo de Bombeiros ao município é uma demanda urgente. “É muito importante termos uma unidade do Corpo de Bombeiros em Japeri. A necessidade é grande. Já desenvolvemos, junto à Defesa Civil Estadual, o projeto de um centro de treinamento aqui, que ainda não foi concluído, mas continua avançando. Essa iniciativa nos tira da agonia de depender exclusivamente do suporte de outros municípios para atendimentos emergenciais”, destacou.

O tenente-coronel Marcelo Abreu, da Defesa Civil Estadual, explicou o funcionamento do projeto. “Nessa primeira visita de alinhamento, avaliamos se o município dispõe de alguma edificação na qual seja possível alocar uma base de bombeiro militar. Caso isso não seja possível, avaliamos a possibilidade do município dispor de um terreno onde poderá ser colocada uma unidade móvel, composta por motorhome e uma viatura multimissão, capaz de atender às demandas locais. O objetivo é garantir que 100% das cidades fluminenses estejam cobertas pela atuação do Corpo de Bombeiros.

”Também participaram da visita o major Leonardo Trancoso, representando o CBMERJ, e os secretários municipais Rogério Santana (Comunicação), Wallace Aragão (Governo) e José Áureo (Urbanismo).