Reforma Tributária: Firjan promove palestra sobre o novo sistema fiscal brasileiro em Duque de Caxias
O próximo encontro será no dia 11 de novembro, nas instalações da Firjan Caxias e Região, das 9h às 12h. O evento é gratuito, voltado para empresários e gestores que precisam estar alinhados com as novas regras.

A menos de dois meses para a Reforma Tributária entrar em vigor, a Firjan segue com a promoção de ações que auxiliam no esclarecimento de dúvidas e apoio na implementação do novo sistema de tributação, que inicia o período de transição a partir do dia 1º de janeiro de 2026. Ao longo do ano foram realizadas palestras sobre o tema em unidades regionais da federação.
A próxima reunião será realizada no dia 11 de novembro, nas instalações da Firjan Caxias e Região, das 9h às 12h. O evento é gratuito, voltado para empresários e gestores que precisam estar alinhados com as novas regras. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas por meio deste formulário https://forms.office.com/r/YwR9E0E49k.
A Reforma Tributária resultará em uma transformação no sistema fiscal brasileiro. A partir de 2026, haverá a implantação do novo sistema com a cobrança-teste dos dois novos tributos aprovados na reforma: Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que substitui o PIS e COFINS; e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), substituindo o ICMS e ISS. A reforma considera ainda o Imposto Seletivo (IS), para produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente, como cigarros e bebidas alcoólicas.
Momento de mudanças
As empresas vão precisar emitir nota fiscal com destaque desses tributos a partir de 1º de janeiro. Com foco na simplificação, unificação de tributos e redução da insegurança jurídica, o novo modelo impactará a forma como empresas e cidadãos se relacionam com os tributos sobre o consumo.
“É fundamental que as empresas estejam preparadas para as mudanças que impactam o dia a dia das atividades. Estamos em constantes debates sobre o tema e seguimos com o foco em preparar os gestores para esse momento de mudança”, destacou o presidente da Firjan Caxias e Região, Roberto Leverone.
A CBS e o IBS passarão a ser testados nacionalmente, mas não serão efetivamente recolhidos. O novo sistema de tributação passará por transição gradual. A conclusão está prevista para 2033. “O momento será para a administração pública verificar a viabilidade do novo modelo e realizar as adaptações necessárias”, explicou o advogado do Tributário da Firjan, Lúcio Nipper, que tem ministrado palestras sobre o tema pelas unidades regionais da Firjan no estado do Rio de Janeiro. As ações já foram realizadas em Petrópolis, Valença, Nova Friburgo, Itaperuna, Nova Iguaçu e Três Rios.
Foto Divulgação: Palestra realizada em Tês Rios
Serviço
- 11/11 – Duque de Caxias
- Firjan Caxias e Região – Rua Artur Neiva, 100 – Circular – Duque de Caxias
- Horário: das 9h às 12h
- Inscrições: https://forms.office.com/r/YwR9E0E49k
Foto Divulgação: Palestra realizada em Três Rios















Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.