Sebrae traz o Programa Passaporte Global para Nilópolis e Baixada Fluminense
A iniciativa tem como objetivo preparar e apoiar pequenos e médios empresários interessados em acessar o mercado internacional.

O Sebrae está lançando na região um projeto estratégico para empreendedores que sonham em expandir seus negócios além das fronteiras nacionais. Trata-se do Programa Passaporte Global, que será realizado no próximo dia 27 de agosto, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Nilópolis e Baixada Fluminense (Acenil).
A iniciativa tem como objetivo preparar e apoiar pequenos e médios empresários interessados em acessar o mercado internacional. O programa oferece capacitação prática em temas como comércio exterior, legislação, logística, marketing e inteligência de mercado. Além disso, promove conexões diretas com especialistas, investidores e parceiros estratégicos.
O encontro será realizado no auditório do Colab Space, na Rua Deputado Simão Sessim (ex-Carmela Dutra), 1880 – 3º andar, no centro de Nilópolis, a partir das 8 horas, com café de boas-vindas e networking, seguido da palestra “Conectando seu Negócio ao Mundo: Como iniciar a jornada de exportação e Importação”. Entre o meio-dia e 18 horas, haverá consultorias individuais de internacionalização.
Em um mundo cada vez mais globalizado, o Passaporte Global busca democratizar o acesso à internacionalização, permitindo que empresas da Baixada Fluminense também tenham condições de competir em outros países.
Caminho de transformações
De acordo com o presidente da Acenil, Juan Medeiros, o programa é um caminho para transformar ideias locais em negócios globais, fortalecendo a competitividade das empresas brasileiras.
“O Passaporte Global é uma ponte entre o potencial empreendedor da nossa região e as exigências do mercado internacional”, destaca, frisando que a realização do projeto na Acenil, em Nilópolis, reforça o papel da entidade como importante parceira no desenvolvimento econômico da Baixada, oferecendo aos empreendedores da região uma oportunidade única de crescer e conquistar novos mercados.
Medeiro observa ainda que em um mundo cada vez mais globalizado, a internacionalização deixou de ser exclusividade das grandes corporações. “O Passaporte Global busca democratizar esse acesso, permitindo que empresas de menor porte também tenham condições de explorar oportunidades em outros países”, explicou,
Ainda de acordo com o líder empresarial nilopolitano, o programa oferece capacitação em áreas fundamentais, como práticas internacionais de comércio, legislação, logística, marketing e inteligência de mercado. Além disso, segundo explicou, cria também um ambiente de networking, que conecta os participantes a especialistas, investidores e parceiros estratégicos no exterior.
Para Juan Medeiros, a importância do programa é justamente poder reduzir as barreiras de entrada para pequenos negócios. “Muitos empreendedores possuem produtos e serviços inovadores, mas carecem de informações e suporte para conquistar espaços fora do país. Com apoio do Sebrae, essa jornada se torna mais viável e estratégica. Daí a importância do programa Passaporte Global, que surge como uma oportunidade para que os empreendedores sonhem alto, ampliem seus horizontes e consolidem a presença do Brasil em novos mercados”, disse.















Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.