Torneio Vôlei Futuro reúne cerca de 120 alunos de Japeri, Queimados e Paracambi em evento esportivo e inspirador

Torneio Vôlei Futuro reúne cerca de 120 alunos de Japeri, Queimados e Paracambi em evento esportivo e inspirador

Projeto Vôlei Futuro tem como missão oferecer oportunidades por meio do esporte, retirando adolescentes das ruas e promovendo valores como disciplina, respeito e trabalho em equipe.

O Ciep 207 Gilson Amado, em Engenheiro Pedreira, foi tomado pela energia da juventude neste domingo (20), durante o Torneio Vôlei Futuro. Cerca de 120 alunos de Japeri, Queimados e Paracambi participaram da competição, que celebrou o esporte, promoveu integração entre os municípios e garantiu momentos de pura animação e espírito de equipe.

A programação começou com a execução dos hinos Nacional e do Município. Em seguida, os participantes foram divididos em três categorias, iniciante misto, feminino e masculino avançado, formando ao todo 25 equipes. O evento contou ainda com um momento especial de descontração: uma aula de Zumba comandada pela professora de Educação Física Beatriz Lessa, que agitou os participantes ao som de coreografias contagiantes das músicas de Pedro Sampaio e outros sucessos , proporcionando um momento de pura descontração e diversão para atletas e público.

Idealizado há 13 anos pelo professor de Educação Física Daniel Fidélis, nascido e criado em Japeri, o Projeto Vôlei Futuro tem como missão oferecer oportunidades por meio do esporte, retirando adolescentes das ruas e promovendo valores como disciplina, respeito e trabalho em equipe. “Começamos há 13 anos em Japeri, com poucos recursos e muita vontade. Hoje, com o apoio da Prefeitura, conseguimos ir ainda mais longe. Muitos alunos foram retirados das ruas e até profissionalizados através do esporte”, frisou.

Todos os atletas receberam medalhas de participação, enquanto as equipes campeãs e vice-campeãs foram premiadas com troféus e medalhas.

Desde o início de 2025, a iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Japeri, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. As atividades do projeto ocorrem aos domingos, enquanto as aulas ofertadas diretamente pela secretaria são realizadas às quartas e sextas-feiras, ampliando o acesso à prática esportiva para crianças, jovens e adultos.Durante o evento, o secretário municipal de Esporte e Lazer destacou o envolvimento da juventude e reforçou o convite para que mais moradores participem das ações esportivas promovidas na cidade.

“As aulas de vôlei seguem com inscrições abertas para crianças a partir dos 6 anos, jovens e adultos. Nosso objetivo é ampliar o acesso ao esporte e preparar nossos atletas para novos desafios, como os Jogos da Baixada, que acontecem no início de agosto”, afirmou o secretário.

Premiações e destaques

Todos os atletas receberam medalhas de participação, enquanto as equipes campeãs e vice-campeãs foram premiadas com troféus e medalhas. Também houve reconhecimento individual com prêmios especiais para os destaques nas categorias de melhor jogador, melhor levantador e melhor defesa. Para fechar com chave de ouro, ainda foi realizado um sorteio de relógios entre os participantes presentes no evento.

Categoria Feminino Avançado

O time vencedor da categoria feminino avançado foi formado por Nicole Machado, Laís, Lohane, Nicole Cabral e Bárbara. Nicole Machado também se destacou individualmente e recebeu o prêmio de melhor jogadora da categoria.A equipe vice-campeã foi composta por Paulinha, Camilly, Nicole Mel, Lívia e Luciana, que também demonstraram grande desempenho ao longo da competição.

Categoria Masculino Avançado

O time campeão foi liderado por Júlio César, com a participação de João, Vinícius, Ryan e Shinoda. Júlio também recebeu o prêmio de melhor jogador da categoria. A vice-campeã foi a equipe formada por Ybson, Felício, Gabriel, Jefferson e Luiz, que também teve ótimo desempenho e conquistou seu espaço no pódio.

Categoria Iniciante Misto

O título de campeão ficou com o time liderado por Matheus Inocêncio, que contou com a participação de Nayane, Izabele, Julia e Yandra. A segunda colocação foi conquistada pelo grupo de Luan, formado por Miguel, Izadora, Gabi e Júlia, que também teve uma atuação expressiva durante o torneio.

Outros destaques na partida 

A atleta Nicole Mel Caprity, de 13 anos, moradora do bairro Lages, em Paracambi, foi um dos grandes destaques do torneio. Além de conquistar o segundo lugar na categoria feminino avançado com sua equipe, ela também recebeu a placa de melhor jogadora entre todos os times femininos.Participando da competição em Japeri pela segunda vez, Nicole não escondeu a emoção ao ser reconhecida. “Foi maravilhoso! Eu amo jogar vôlei e estar aqui com tanta gente diferente. Estou muito feliz com esse reconhecimento.

Atletas japerienses competidores

 Matheus Inocêncio, de 12 anos, morador do bairro Eucaliptos, liderou sua equipe e conquistou o segundo lugar na categoria iniciante misto. Emocionado com o resultado, ele celebrou. “Estou feliz! Fiquei até sem ação. É a primeira vez que levo para casa um troféu como esse.”As estudantes Evelin Beatriz, de 16 anos, moradora do Jardim Willians, e Geovanna Cristina, de 17, do Jardim Delamare, também representaram sua cidade. Ambas são alunas do 2º ano do CIEP 207 e integram o Projeto Vôlei Futuro, que vem fazendo a diferença em suas trajetórias.

“O Projeto Vôlei Futuro nos dá a oportunidade de competir, conhecer outros lugares e realizar nossos sonhos. Sou muito grata pela oportunidade”, declarou Evelin.Já Giovanna, que ingressou no projeto recentemente, afirmou que está animada com os próximos passos. “Faço parte há pouco tempo, mas estou me dedicando e me preparando para evoluir cada vez mais”, prometeu.