Tradicional Festa de Santo Antônio, padroeiro do município de Duque de Caxias, começa no próximo dia 11
A festa de Santo Antônio, uma tradição da cidade, leva uma multidão de fiéis e simpatizantes ao Centro de Duque de Caxias
A festa de Santo Antônio está chegando. Neste sábado começou a trezena na igreja do padroeiro de Caxias. Já tradicional na cidade, o evento ocorre anualmente, em junho, e atrai milhares de pessoa, não só do município, mas de toda a Região Metropolitana – que poderão desfrutar do espaço com total segurança.
Este ano, a festa vai começar no dia 11, quarta-feira, a partir das 16h00. Ao longo da semana, a celebração envolve missas, procissões, barracas de comidas típicas, música ao vivo, apresentação de quadrilhas e outros eventos.
Santo Antônio é o padroeiro de Duque de Caxias desde o século XIX, quando o município ainda era distrito de Nova Iguaçú. A devoção a Santo Antônio foi formalizada pela Câmara de Vereadores de Duque de Caxias em 1970, e o dia 13 de junho, data de sua festa, é feriado municipal.

A festa de Santo Antônio foi criada ainda nos anos de 1940, nas da criação do município de Duque de CAxias
Em 2013, a festa de Santo Antônio foi declarada também patrimônio cultural imaterial do Estado do Rio de Janeiro por força da Lei Nº 640/2023, de autoria do deputado estadual Rosenverg Reis. Ao justificar sua iniciativa, o parlamentar fluminense lembrou que o evento foi criado ainda nos anos 40, próximo da pequena igreja, na Rua José de Alvarenga, antes mesmo da fundação do município de Duque de Caxias, em 1943.
Reis destacou ainda que a festa é um momento de importante integração cultural e social do povo caxiense, razão pela qual merecia ser declarada como patrimônio cultura e imaterial do estado.















Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.