São João de Meriti promove 2ª Conferência Municipal de Atenção ao Idoso

São João de Meriti promove 2ª Conferência Municipal de Atenção ao Idoso

Entre os temas, financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa;

A Prefeitura de São João de Meriti promoveu, na terça-feira (26), a 2ª Conferência Municipal de Atenção ao Idoso. A conferência foi realizada, na Câmara Municipal, através da Secretaria de Atenção ao Idoso e à Pessoa com Deficiência. Nos.

A reunião teve o pontapé inicial com o prefeito Léo Vieira, que destacou como os idosos são base fundamental para o funcionamento do município: “Não há um local do mundo em que os idosos não sejam uma parte importante e atuante da sociedade. Temos o compromisso de cuidar de quem sempre cuidou de nós. Precisamos garantir os direitos deles e fazer com que nunca lhes falte atenção e atividades”, salientou o prefeito.

O prefeito Léo Vieira vê os idosos são base fundamental para o funcionamento do município

Na sequência, houve a palestra de abertura, com participação de Lícia Mattesco, superintendente da Secretaria de Estado Intergeracional de Juventude e Envelhecimento Saudável (SEIJES), com ideias e projetos para a melhor idade.

A subsecretária municipal de Atenção ao Idoso, Márcia Real, comentou sobre as propostas: “Nosso objetivo é garantir que as pessoas idosas sejam ouvidas e tenham os seus direitos garantidos. Hoje, trouxemos diversas propostas para o debate, e o pensamento é de que cheguem em discussões estaduais e federais. O trabalho desenvolvido é para que sejamos referência na área”, disse Márcia.

 O encontro foi organizado com base em 5 eixos: Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais; Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa; Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa; Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices e Consolidação e fortalecimento da atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como política de Estado brasileiro.

Nos debates, envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação

A superintendente e palestrante Lícia Mattesco observou como os tópicos abordados trouxeram uma nova luz às conversas sobre as melhorias para os idosos: “É um fortalecimento da política pública voltada para as pessoas idosas. Pudemos conversar sobre as melhorias no âmbito municipal e estadual. A discussão foi muito produtiva e saímos com diversas ideias interessantes.”

Eredice Ferreira, moradora da cidade, falou sobre as medidas: “Gostei de todas as propostas. Por mim, todas seriam aprovadas”. Maria Jerônima, que possui 79 anos e é residente de São Mateus, completou: “Essa conferência está se mostrando um projeto maravilhoso. Tenho fé de que ele irá continuar e será expandido”. 

Você pode ter perdido