Secretaria de Saúde promove programação do Setembro Amarelo em Japeri

Secretaria de Saúde promove programação do Setembro Amarelo em Japeri

Soltura de balões, aulas de Zumba e ações integradas marcaram a abertura da campanha

A Secretaria Municipal de Saúde de Japeri (Semus) deu início, nesta terça-feira (9), à programação do Setembro Amarelo, mês dedicado à valorização da vida e à prevenção do suicídio. A abertura aconteceu na quadra de esportes da região central e contou com diversas atividades, como aula de Zumba, bazar, exposição, distribuição de mudas, testes rápidos e atualização de vacinas.

O evento reuniu moradores de várias localidades da cidade, como a dona de casa Claudia Lima, do bairro Chacrinha, que aproveitou para cuidar da saúde. Usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) também participaram de atividades físicas, confraternizações e da soltura de balões em alusão à quebra de tabus sobre saúde mental.

Segundo a subsecretária de Atenção Especializada em Saúde, Cristiane Souza, a campanha busca ampliar o acolhimento em toda a rede municipal.

“Estamos aqui para ouvir, acolher, abraçar e cuidar. Esse é um mês voltado não só para os usuários, mas também para os profissionais de saúde. Teremos uma programação especial de escuta e debate sobre esse tema tão sensível, que pode atingir a todos nós”, afirmou.

Entre os participantes, esteve Luciana Maria (47), paciente do Caps que procurou a ação para se vacinar contra o tétano após um corte no pé. Ela recebeu o imunizante do técnico de enfermagem Jonathan Cunha, que também orientou sobre os cuidados com a ferida.

A atividade contou ainda com a presença dos secretários municipais Luiz Henrique (Direitos Humanos) e Janiel Castro (Esporte e Lazer). Para Janiel, a integração entre as pastas fortalece o alcance da campanha. Já Luiz Henrique destacou que a prevenção ao suicídio é um direito humano fundamental, ligado à dignidade da vida e ao bem-estar.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável também participou com o projeto Plantando Leitura, a distribuição de mudas e o cadastro para a coleta seletiva.


Programação segue até o fim do mês

As ações do Setembro Amarelo continuarão ao longo de setembro em diferentes espaços do município. O chamado “Dia D da Saúde Mental” acontecerá em unidades de saúde, escolas municipais e presídios — este último em parceria com psicólogos do PNAISP (Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da População Privada de Liberdade).

No Hospital Municipal, haverá exposição de trabalhos realizados por usuários do Caps, além de rodas de conversa promovidas pela subsecretaria da Pessoa com Deficiência e pelo CAPSiJ II Gente Inocente (Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil).

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Roberto Pontes, a mobilização reforça o compromisso com a vida:

“Convidamos toda a população a participar das atividades, promovendo juntos a valorização da vida e o cuidado com a saúde mental. Toda a nossa equipe está empenhada em garantir ações que impactem diretamente na proteção da vida e no bem-estar coletivo”, disse.

O encerramento da campanha está marcado para o dia 26 de setembro, das 13h às 17h, no Centro Municipal de Especialidades de Engenheiro Pedreira, com a realização da Conferência de Saúde Mental, que terá como tema “A Saúde do Trabalhador”.

📸 Fotos: Suzane Vasconcellos