Sonhos, Oportunidades e Transformação: Nilópolis se mobiliza em busca de um futuro melhor com os Cursos do Senai

Sonhos, Oportunidades e Transformação: Nilópolis se mobiliza em busca de um futuro melhor com os Cursos do Senai

A Firjan Senai é referência nacional quando o assunto é capacitação técnica e formação profissional. A instituição entende que evoluir, se adaptar e transformar são verbos essenciais para quem deseja um futuro melhor. Em um mercado em constante mudança, o Senai alia teoria e prática, formando profissionais altamente qualificados e cidadãos conscientes do seu papel social.

Por Geraldo Perelo

Na manhã desta quarta-feira (22), o Mercado Popular de Nilópolis se transformou em um verdadeiro ponto de encontro de sonhos e esperanças. Jovens e adultos, de diferentes idades e trajetórias, foram em busca de algo que vai muito além de um simples certificado: a chance de recomeçar, de aprender uma nova profissão, de conquistar dignidade e independência. Tudo isso graças aos cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Senai, em parceria com a Prefeitura de Nilópolis, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico.

Candidatos aguardam o momento da inscrição para os cursos profissionalizantes

Entre os muitos rostos atentos e cheios de expectativa estava o de Gabriel Rodrigues, de 22 anos. Com o Ensino Médio completo e o coração cheio de planos, o jovem, que está desempregado há três meses, se inscreveu para o curso de eletricista de obras. “Estou em busca de uma estabilidade profissional para poder, inicialmente, ajudar em casa e depois disputar um melhor mercado de trabalho”, contou Gabriel, que viu no incentivo do pai a força que precisava para dar esse novo passo.

Gabriel: “Estou em busca de estabilidade”. Vânia: “Quero buscar experiencia”

A poucos metros dali, a técnica em enfermagem Vânia Maria Fernandes, de 57 anos, também garantia sua inscrição no mesmo curso. Moradora do bairro Nova Cidade, ela não escondeu o entusiasmo. “É uma área que gosto, acho interessante. Quero aprender e buscar mais experiência. Já fiz o curso de marketing digital, aqui mesmo pela Secretaria de Trabalho. A minha meta de vida é aprender cada vez mais”, disse, com brilho nos olhos.

Experiência e vontade de recomeçar também movem Elias Alves Queiroz, de 48 anos, motoboy há duas décadas. Ele quer se qualificar em refrigeração, área na qual já trabalhou e pretende se aperfeiçoar. “O que eu almejo é conquistar mais uma qualificação para melhorar o meu currículo. É preciso mudar, descobrir novos projetos de vida e melhorar a renda”, afirmou, demonstrando que aprender nunca tem idade.

Na fila das inscrições, Rogério Hermes, de 50 anos, morador do bairro Olinda, esperava com calma sua vez de se cadastrar. Desempregado há cerca de um ano, depois de longos anos no comércio varejista, ele enxergou no curso de refrigeração uma porta aberta para a reinserção profissional. “Para isso, preciso melhorar a minha qualificação e aproveitar as oportunidades que estão surgindo no mercado de trabalho”, destacou.

Elias: “Novos projetos de vida”. Rogério: “Melhorar a minha qualificação”

E entre tantos adultos em busca de recomeço, também havia jovens cheios de sonhos. Guilherme Vitaliano, de apenas 16 anos, foi acompanhado da mãe e da irmãzinha de um ano para se inscrever no curso de mecânica de refrigeração. Aluno do 2º ano do Ensino Médio, ele já tem planos: “Vai ser bom, futuramente, para eu arrumar emprego no mercado de trabalho. Me formando como técnico, posso conquistar o mercado e até empreender”, disse o jovem, que já ajuda na limpeza de aparelhos de ar condicionado.

Estudante do Ensino Médio, Guilherme Vitalino almeja se tornar empreendedor

Para o secretário municipal de Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico, Eduardo Amorim, o Dudu Amorim, as inscrições para os dois cursos técnicos representam mais uma etapa importante do compromisso do governo municipal com a geração de renda e inclusão social.

“A gente entende que o combate ao desemprego começa com a qualificação das pessoas. Não adianta almejar um emprego se você não tem escolaridade ou qualificação. Por isso, o Senai, em parceria com a Secretaria de Trabalho e a Prefeitura, oferece essa oportunidade com cursos profissionalizantes”, afirmou.

Secretário Dudu Amorim: “São cursos que podem mudar a vida do cidadão”

Segundo o secretário, Nilópolis está recebendo a terceira etapa de cursos promovidos pelo Senai Nova Iguaçu, que já ofereceu capacitação em Assistente Administrativo, Assistente de Marketing e Almoxarife. Agora, é a vez de Eletricista de Obras e Mecânico de Manutenção e Instalação de Aparelhos de Climatização e Refrigeração.

Osecretário também ressaltou o impacto direto que esse tipo de iniciativa tem sobre a realidade da Baixada Fluminense:

“Profissões como eletricista, mecânico de refrigeração, instalador e operador de máquinas abrem caminhos para inserção imediata no mercado, muitas vezes com remuneração acima da média local. É disso que o nosso povo precisa: oportunidade, qualificação e perspectiva de futuro. E num cenário em que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente, esses cursos representam um verdadeiro instrumento de transformação social. Eles permitem que jovens e adultos adquiram conhecimento técnico de qualidade, voltado para as demandas reais da indústria, do comércio e dos serviços”, afirmou.

Desde o início da parceria, cerca de 130 nilopolitanos já foram qualificados, e a meta desta nova etapa é atender 60 novos alunos. “São cursos que podem mudar a vida do cidadão, abrir uma luz no fim do túnel e devolver a esperança de dias melhores”, destacou Dudu.

“Formar e transformar vidas”

A responsável pelas matrículas, Mônica Silva de Lima, reforça o caráter humano e transformador da iniciativa:

“A gente está aqui para formar e transformar vidas. Quando oferecemos espaço para o conhecimento, ajudamos também a melhorar a qualidade de vida das pessoas. É isso que queremos realizar: dar chance para o crescimento pessoal e profissional.”, resumiu.

Em uma cidade marcada pela luta e pela força de seu povo, a presença do Senai em Nilópolis é mais que uma ação de capacitação — é um gesto de fé no potencial humano. É a prova de que, quando o poder público, instituições e cidadãos se unem em torno de um propósito, o resultado é transformação.
Nilópolis segue mostrando que o conhecimento é o motor do progresso — e que o futuro se constrói com esforço, aprendizado e esperança.