Cláudio Castro inaugura base do Segurança Presente em Irajá e entrega novas viaturas para batalhões nas Zonas Norte e Oeste
Unidade é a 54ª do Segurança Presente em todo o estado. Com as 67 viaturas entregues, o policiamento será fortalecido nas Zonas Norte e Oeste do Rio

O governador Cláudio Castro inaugurou, nesta terça-feira (02), a nova base do programa Segurança Presente em Irajá, na Praça Stella do Patrocínio. Castro também entregou 67 novas viaturas para reforçar a segurança nas Zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro. Do total, 38 veículos foram destinados às unidades de Irajá e Rocha Miranda; e 29 viaturas foram para os batalhões de Bangu e Campo Grande.
Durante o evento, foi feito um minuto de silêncio em homenagem ao subtenente Anderson de Souza Figueira, do 41º BPM, morto em operação no Complexo do Chapadão na última segunda-feira (01/09).
– O 41º batalhão está de luto pela morte do subtenente Anderson de Souza Figueira, de 43 anos, atacado por marginais ontem no Chapadão. Em nome dele e de todos os outros policiais que morreram em defesa da sociedade, eu afirmo: não vamos recuar no combate à criminalidade, o sangue desses heróis não foi derramado em vão. As forças de segurança vão continuar o trabalho, mandando criminosos para a cadeia, e nós reafirmamos o nosso compromisso de continuar o investimento na segurança – destacou o governador Cláudio Castro.

Cláudio Castro: as forças de segurança vão continuar o trabalho, mandando criminosos para a cadeia
Ampliação do Segurança Presente
A nova base de Irajá é a 54ª unidade do programa em todo o estado e reforça o policiamento de proximidade na Zona Norte do Rio. Serão 11 policiais fixos atuando diariamente, das 8h às 20h, com o apoio de três viaturas, seis motocicletas, uma van e uma sala de monitoramento com câmeras.
– Tínhamos apenas 20 bases de Segurança Presente, todas concentradas na capital. Hoje temos 54 espalhadas por diferentes regiões, demonstrando a sensibilidade e o investimento em segurança pública do nosso governador – disse o secretário de Governo, André Moura, elogiando os investimentos em tecnologia e infraestrutura, e ressaltando a queda nos índices de criminalidade no estado.
Durante o evento de inauguração, o Governo do Estado promoveu também diversas ações para a população. O Programa Empoderadas ofereceu serviços gratuitos de beleza, como manicure, sobrancelha, trança, corte de cabelo e aplicação de unhas postiças, atendendo mais de 100 pessoas até o início da tarde. O Detran realizou atendimentos gratuitos para emissão da carteira de identidade, a Cedae distribuiu mudas de plantas para moradores, e o projeto Leão 13 marcou presença no evento.



O Programa Empoderadas ofereceu serviços gratuitos de beleza, como manicure, sobrancelha, trança, corte de cabelo e aplicação de unhas postiças, atendendo mais de 100 pessoas até o início da tarde.
Segurança para a população e para os agentes
Das 38 viaturas destinadas à Zona Norte, 20 irão para o 41° BPM (Irajá) e 18 para o 9° BPM (Rocha Miranda). Já os 29 veículos entregues para a Zona Oeste serão divididos entre o 14º BPM (Bangu) e o 40º BPM (Campo Grande), que receberão, respectivamente, 16 e 13 viaturas.
– A Polícia Militar está de luto pelo subtenente, mas a resposta será dura e dada na medida certa. Foi mais um herói que a sociedade perdeu, um homem digno que deixa a mulher e três filhos. Precisamos ressaltar o investimento que o Governo tem feito na segurança, são números históricos. As viaturas modernas vão proteger nossos homens e mulheres de batalhões localizados em importantes áreas da capital – enfatizou o secretário de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes.

A gestão Cláudio Castro já soma 1.687 viaturas semiblindadas destinadas à Polícia Militar
As viaturas fazem parte do pacote de 758 veículos adquiridos pelo Governo do Estado. Com essa entrega, a gestão Cláudio Castro já soma 1.687 viaturas semiblindadas destinadas à Polícia Militar, que fazem parte dos investimentos históricos do Governo do Estado tanto para adquirir novos equipamentos para as áreas operacionais e de inteligência, quanto para melhorar as condições de trabalho dos policiais, com obras de infraestrutura em unidades e compra de equipamentos de proteção individual.
Fotos: Rogério Santana e Carlos Magn
Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.