Congresso Conhecer retorna a Japeri com grandes nomes da Educação nacional

Congresso Conhecer retorna a Japeri com grandes nomes da Educação nacional

Evento será realizado de 4 a 8 de agosto, com palestras sobre inclusão, alfabetização e metodologias inovadoras

Profissionais da educação de Japeri e região têm encontro marcado com o conhecimento e a troca de experiências no Congresso Conhecer Região Metropolitana, que acontecerá de 4 a 8 de agosto, no Espaço Kairós, em Nova Belém. O evento é promovido pelo Instituto Conhecer e trará especialistas renomados de diversos estados com uma programação voltada à valorização dos educadores e ao fortalecimento das práticas pedagógicas.

O congresso é direcionado a professores, gestores escolares, coordenadores pedagógicos, estudantes de pedagogia e demais profissionais da área, com palestras sobre temas como inclusão, alfabetização, metodologias ativas, comunicação alternativa e muito mais

De acordo com Vicente Falcão, presidente do Instituto Conhecer, o evento busca democratizar o acesso à formação continuada: “Queremos levar formação de qualidade para onde os profissionais estão. Japeri nos recebeu de forma especial na última edição, e este ano voltamos com uma programação ainda mais rica e transformadora.”

A programação começa no dia 4 de agosto, com Quezia Miranda (RJ) falando sobre comunicação alternativa, e Fábio Oliveira (PR), que trará reflexões sobre crises e birras no Transtorno do Espectro Autista (TEA).

No dia 5, os participantes terão acesso a painéis com Marlon Brunetta (PR), tratando de metodologias ativas; Eugênio Cunha (RJ), com o tema práticas pedagógicas para inclusão; e Oseias Santos (ES), que discutirá como despertar a excelência nos profissionais da educação.

Já no dia 6, a programação segue com Guga Cidral (PR), que abordará a arte e literatura na escola; e Taffa Teixeira (CE), com uma apresentação sobre brincadeiras cantadas, desenvolvimento e aprendizagem.

No dia 7, Rosângela Veliago (SP) fala sobre alfabetização e seus desafios, seguida por Dalmir Sant’Anna (SC), que propõe provocações, reflexões e motivações para os educadores de todos os tempos. Encerrando o dia, João Porto (ES) aborda a temática da Educação de Jovens e Adultos.

A programação se encerra no dia 8 com um novo encontro com Rosângela Veliago, seguido por Regina Shudo (PR), que discute o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita, da pré-escola ao ciclo de alfabetização; e Gislene Nara (ES), que encerra o congresso com o tema avaliação na alfabetização: entre a sala de aula e as avaliações externas.