Governo do Estado destaca potencial do Rio na indústria farmacêutica e biotecnológica no LIDE Brasil Índia Fórum

Governo do Estado destaca potencial do Rio na indústria farmacêutica e biotecnológica no LIDE Brasil Índia Fórum

Durante o evento, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Fernanda Curdi, e o secretário de Comunicação, Igor Marques, destacaram que o estado do Rio de Janeiro vem se consolidando um polo estratégico para o avanço da indústria farmacêutica e da biotecnologia no Brasil.

Neste segundo dia (7) da missão internacional do Governo do Estado na Índia, a comitiva liderada pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Fernanda Curdi, e o secretário de Comunicação, Igor Marques, representou o governador Cláudio Castro no LIDE Brasil Índia Fórum. Durante o evento, a secretária destacou que o estado do Rio de Janeiro vem se consolidando um polo estratégico para o avanço da indústria farmacêutica e da biotecnologia no Brasil.

– O Rio conta com diversas instituições de excelência em pesquisa científica, como a Fiocruz, além de universidades públicas de alto nível e centros de inovação tecnológica, criando um ecossistema favorável ao desenvolvimento de soluções inovadoras em saúde. Ciência, indústria e políticas de desenvolvimento consolidam nosso estado como referência nacional no fortalecimento da soberania sanitária, impactando na geração de empregos, na capacitação de mão de obra e na dinamização econômica regional – declarou Fernanda Curdi (foto).

Protagonismo científico e industrial

A indústria farmacêutica fluminense apresenta expressivos resultados na economia nacional. De acordo com a Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro, o parque industrial do RJ movimenta cerca de R$ 8 bilhões anualmente, representando 11% do mercado nacional. 

Igor Marques (D), representou Cláudio Castro ao lado de Fernanda Curdi, no LIDE Brasil Índia Fórum

A Fiocruz e o Instituto Vital Brazil, reconhecidos como laboratórios públicos de referência, desempenham papéis fundamentais na produção de medicamentos essenciais e no desenvolvimento de soros e imunobiológicos para o SUS. O Complexo Industrial de Biotecnologia em Saúde, em construção pela Fiocruz no Rio de Janeiro, terá capacidade para produzir 120 milhões de frascos por ano, incluindo vacinas com tecnologia de mRNA.

Encontro com a Cipla, referência do setor farmacêutico indiano

A comitiva do Governo do Estado também apresentou oportunidades de investimentos no Estado do Rio de Janeiro aos executivos da empresa farmacêutica Cipla, uma das gigantes farmacêuticas da Índia. A companhia, que possui ampla atuação internacional, com produtos registrados e comercializados em mais de 80 países, se destaca no desenvolvimento, fabricação e distribuição de mais de 1.500 medicamentos de marca e genéricos.

O tema central do diálogo foi o papel de destaque do Rio de Janeiro, que se consolida como um verdadeiro hub estratégico para as indústrias, especialmente no que diz respeito à importação e distribuição.