Governo do Estado leva 4° edição do Agricultura Social a Barra Grande, em Paraty
Com o objetivo de transformar cenários rurais por meio de ações conjuntas e de desenvolvimento social, a nova etapa chegou a Barra Grande, contemplando mais de 200 famílias que compareceram à Cooperativa Pacova

O município de Paraty, no Sul Fluminense, recebeu neste sábado (16), a quarta edição do programa Agricultura Social. Com o objetivo de transformar cenários rurais por meio de ações conjuntas e de desenvolvimento social, a nova etapa chegou a Barra Grande, contemplando mais de 200 famílias que compareceram à Cooperativa Pacova. O Agricultura Social é fruto de uma parceria entre as secretarias estaduais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, com execução técnica da Pesagro-Rio e apoio das prefeituras locais.
– Esse projeto une Estado e prefeituras em prol do desenvolvimento de áreas rurais. É muito gratificante estarmos aqui hoje, percorrendo os municípios, levando tantos serviços. E mais do que isso, deixando um legado para a nossa população – pontuou a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosangela Gomes.


Para a secretária Rosânegla, o projeto une Estado e prefeituras em prol do desenvolvimento de áreas rurais.
De maneira intersetorial e inovadora, o programa busca fortalecer comunidades agrícolas em situação de vulnerabilidade, promovendo assistência, inclusão, lazer e sustentabilidade para todos. Durante a ação, os moradores puderam aproveitar diversos serviços de cidadania como auxílio médico, acesso à documentação básica e orientação jurídica de forma gratuita.
– Participar deste evento foi uma alegria sem tamanho. Tive a chance de aproveitar os atendimentos que estava desejando. Ver o sorriso das famílias sendo atendidas é sinal de que estão olhando pela gente – contou a moradora Jaqueline Fernandes, que utilizou os serviços odontológico e o de emissão de documentos.
Para Marly Cardoso, outra moradora, a iniciativa chegou em um ótimo momento à comunidade.
– É importantíssimo para nós. Quantas pessoas precisam dessa assistência? Nós, moradores, temos o dever de participar, propagar e usufruir dessa oportunidade que o governo nos proporcionou.
Além de facilitar o acesso a direitos básicos à população, o Agricultura Social estimula o consumo consciente, a valorização da alimentação saudável e o fortalecimento de cadeias produtivas locais, contribuindo para o cultivo sustentável e também para uma população cada vez mais saudável.
– Nosso compromisso é unir o campo e a cidade, promovendo inclusão social. Chegamos a 4ª edição do programa, desta vez, em Paraty. O município tem uma agricultura marcada pela tradição e pela diversidade. E o Agricultura Social vem para valorizar essa riqueza, apoiar as famílias rurais e incentivar práticas sustentáveis que beneficiam toda a região – ressaltou o secretário de Agricultura, Dr. Flávio.


O projeto visa valorizar essa riqueza, apoiar as famílias rurais e incentivar práticas sustentáveis
Uma das marcas registradas do projeto é a implantação de estufas comunitárias permanentes. Também são oferecidas capacitações práticas e teóricas, com apoio da Pesagro-Rio, visando um ambiente de aprendizado, empoderamento e geração de renda, fortalecendo a autonomia coletiva e construindo um futuro mais justo para quem vive do campo.
Após passar por Paraty, o Agricultura Social chegará aos municípios de Piraí e Mendes no próximo sábado, 23 de agosto. A estimativa é de que, até o fim de 2025, o programa alcance outras regiões do estado.
Serviços oferecidos à população durante o projeto
Por parte da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos:
– Acesso à documentação básica- Atendimento médico e odontológico (incluindo unidades móveis)- Acompanhamento psicológico e nutricional- Oficina Cidadania Alimentar e Social: Da Terra ao Prato- Atividades lúdicas para crianças com ênfase em educação em direitos humanos- Oficinas de Empreendedorismo Social, Direitos Humanos e outras temáticas
Por parte da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento:
– Entrega de uma horta comunitária em regime de cultivo protegido (estufa) com 96m2- Capacitação e treinamento técnico para gestão da horta- Doação de 2 mil mudas por edição- Distribuição de biofertilizantes- Análise de solo e água- Assistência técnica e jurídica especializada, conforme demanda local- Educação sanitária e ambiental para crianças, com cartilhas, jogos e oficinas pedagógicas















Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.