Informativo do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro alerta a população para nova modalidade de golpes do falso advogado
Segundo denúncia, criminosos se apropriam de informações autênticas das vítimas, como nome, CPF, número de processo, valores a receber e até dados de advogados, para exigir o pagamento de supostas taxas judiciais e obter ganhos ilícitos.

Com o crescimento do número de casos envolvendo o chamado golpe do falso advogado, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) – por meio da Secretaria-Geral de Segurança Institucional (SGSEI) – criou um informativo alertando para essa nova modalidade de fraude e com dicas de como a população pode se proteger e agir nessas situações. Para evitar o golpe, o TJRJ destaca que não realiza ligações para cobrar qualquer tipo de taxa e orienta que as partes desconfiem de ligações ou mensagens de aplicativos que solicitem dados pessoais, senhas e com promessas de vantagens e disponibiliza os números de contato (21) 3133-3254 e (21) 96435-7581 (WhatsApp) para esclarecimentos.
Os criminosos se apropriam de informações autênticas das vítimas, como nome, CPF, número de processo, valores a receber e até dados de advogados, para exigir o pagamento de supostas taxas judiciais e obter ganhos ilícitos. Para isso, os estelionatários usam informações pessoais e de processos judiciais, obtidos geralmente em fontes abertas e banco de dados, a fim de entrar em contato com as vítimas de forma convincente. Passando-se por advogados, os criminosos abordam as pessoas por telefone ou aplicativos de mensagens, prometendo a liberação de valores a receber, como indenizações ou precatórios. Para enganar as vítimas, utilizam fotos, documentos com logotipos, timbres e brasões e até “mascaram” o número de telefone de órgãos oficiais.
O TJRJ tem atuado em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro no combate às fraudes. A OAB/RJ lançou uma cartilha de combate ao golpe do falso advogado com mais orientações. Clique neste link para acessar o documento.
Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.