Japeri elege novos representantes para o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Nova composição reforça a importância da participação social na construção de políticas públicas inclusivas

Com energia participativa, Japeri viveu na tarde desta terça-feira (20) um momento importante para a cidadania: a eleição dos novos representantes da sociedade civil que irão compor o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (COMPED) para o biênio 2025/2027. O pleito aconteceu na Sala dos Conselhos, no bairro Bonfim, reunindo entidades, coletivos e lideranças comprometidas com a inclusão e a defesa dos direitos da pessoa com deficiência.
Voz e vez para a inclusão
A eleição definiu cinco conselheiros entre titulares e suplentes e garantiu que a sociedade civil esteja diretamente representada na construção das políticas públicas. Entre os eleitos estão Andreia Silva de Oliveira, como titular, e Catarina Niverci Campos, como suplente. Também participaram do processo as organizações sociais APAE Japeri, Instituto Gente como a Gente, Instituto de Habilitação e Reabilitação dos Excepcionais e a Organização Social e Filantrópica Vida Plena.
Para o secretário municipal de Direitos Humanos, Luiz Henrique, o momento simboliza a força da democracia participativa: “Esse conselho não é apenas uma estrutura administrativa. Ele é um espaço de voz, de escuta e de transformação. Aqui, as pessoas com deficiência terão vez e voz na definição das políticas que impactam suas vidas”, destacou.
Eleita para a presidência do COMPED, a subsecretária Thallyta Protazio, reforçou o papel coletivo do processo de escolha: “Esse é um momento de união e fortalecimento da luta por inclusão. A presença das entidades e representantes mostra que Japeri está caminhando com seriedade para garantir direitos e ampliar oportunidades para todos”, afirmou.

Thallyta Protazio: Japeri caminha com seriedade para garantir direitos e oportunidades para todos
A votação também elegeu Anderson Peixoto, da Organização Vida Plena como vice-presidente, reforçando a liderança e a representatividade no conselho. Com a nova composição, o COMPED passa a atuar ainda mais fortalecido, sendo um canal direto de diálogo entre poder público e sociedade civil na promoção da acessibilidade, da igualdade e da inclusão.
Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.