Mesquita inicia segundo semestre letivo com novas unidades escolares 

Mesquita inicia segundo semestre letivo com novas unidades escolares 

No retorno às aulas, unidades da rede pública municipal receberam novas sedes com instalações mais modernas e acolhedoras

Em Mesquita, as escolas públicas municipais voltaram a receber seus estudantes nesta segunda-feira (4) após o recesso escolar, que ocorreu entre os dias 21 de julho e 1º de agosto. Para os alunos e profissionais das escolas municipais de educação infantil Hélio Mendes do Amaral, em Santa Terezinha, e Herbert José de Souza, em Rocha Sobrinho, o retorno às atividades letivas possuiu um significado maior do que a retomada da rotina, já que ambas as escolas contam com novas sedes e passam a disponibilizar mais recursos, espaço e infraestrutura.

A Escola Municipal de Educação Infantil Herbert José de Souza, antes localizada na Avenida Doutor Álvaro Lessa, passou para a Avenida Coelho da Rocha e agora dispõe de um espaço maior e totalmente adequado à modalidade, que proporcionará mais conforto a toda a comunidade escolar. A nova sede possui capacidade para atender cerca de 245 crianças, ofertando turmas do Berçário I ao Infantil III. Para isso, dispõe de 30 espaços de convivência, entre eles: dez salas de aula, sala de recursos multifuncional, fraldário, lactário, lavanderia, cozinha, refeitório, banheiros para estudantes e funcionários, área recreativa, auditório, áreas administrativas, entre outros.

A Escola de Educação Infantil Herbert José de Souza, ganhou novo endereço e instalações modernas

Já a Escola Municipal Hélio Mendes do Amaral permanece no mesmo endereço, na Rua Alpinos, no entanto, com uma estrutura totalmente repaginada após a demolição da antiga sede e a construção de uma nova. Além disso, a escola, que antes contemplava os anos iniciais do Ensino Fundamental, passa a atender exclusivamente a Educação Infantil, visando responder a uma demanda da região e ampliar a oferta na modalidade, em Mesquita. Desse modo, tornando-se a Escola Municipal de Educação Infantil Hélio Mendes do Amaral. 

Com a reforma, a escola em Santa Terezinha passa a ter três pavimentos ligados por rampa. Nesse espaço, encontram-se seis salas de aula, cozinha, refeitório, lactário, sala de recursos multifuncional, fraldário, solário – espaço apropriado para atividades à luz do sol, bloco administrativo, entre outros.

Mariana Nasser, diretora da escola, descreve os aprimoramentos que acompanham a reforma da infraestrutura da unidade, assim como seu impacto positivo na qualidade da vida escolar dos alunos. “No prédio novo, os espaços foram pensados e construídos para melhor atender as necessidades da creche e de seus estudantes. Estamos falando de espaços pedagógicos modernos, salas espaçosas e climatizadas, segurança reforçada, internet veloz, mais conforto e bem-estar. A acessibilidade completa também foi priorizada, com rampas, salas e banheiros adaptados”, conta.

Fotos: Luan de Brito