Nilópolis avança na segurança com tecnologia e integração entre forças públicas
Nesta segunda-feira, dia 3 de novembro, o prefeito Abraãozinho inaugura oficialmente o Centro de Controle Operacional de Nilópolis (CCON), localizado na sede da Secretaria de Segurança, na Rua Senador Fernando Mendes, 1158, no Centro. O evento contará com a presença de autoridades regionais e do comandante-geral da PM, coronel Marcelo Menezes.

Nilópolis vive um novo momento na área da segurança pública. A cidade agora será totalmente monitorada por câmeras inteligentes, incluindo equipamentos com tecnologia de reconhecimento facial e leitura automática de placas de veículos. O investimento, fruto de um projeto de modernização e integração das forças de segurança, já começa a apresentar resultados concretos.
Na segunda-feira (27), um criminoso com mais de dez anotações criminais foi capturado em ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Segurança Pública, a Polícia Militar e a Polícia Civil. O homem, que vinha sendo monitorado, foi detido logo após cometer mais um assalto e encaminhado à 57ª DP. O caso reforça a eficiência do novo sistema e da atuação integrada das forças policiais.
Nesta segunda-feira, dia 3 de novembro, o prefeito Abraãozinho inaugura oficialmente o Centro de Controle Operacional de Nilópolis (CCON), localizado na sede da Secretaria de Segurança, na Rua Senador Fernando Mendes, 1158, no Centro. O evento contará com a presença de autoridades regionais e do comandante-geral da PM, coronel Marcelo Menezes.
Cidade monitorada e mais segura
Com 168 câmeras instaladas nas principais vias — como Estrada Mirandela, Avenida Getúlio Vargas, Rua Antônio José Bittencourt e Avenida Getúlio de Moura —, o sistema permite o acompanhamento em tempo real de pessoas e veículos. Essa tecnologia amplia o alcance das forças de segurança, otimiza o uso de recursos e garante respostas mais rápidas em situações de emergência.

Com 168 câmeras instaladas nas principais vias — como Estrada Mirandela, Avenida Getúlio Vargas, Rua Antônio José Bittencourt e Avenida Getúlio de Moura —, o sistema permite o acompanhamento em tempo real de pessoas e veículos.
Além da segurança pública, o monitoramento também apoia o trabalho de outras secretarias municipais, como Defesa Civil, Transportes, Saúde e Serviços Públicos.
- Na Defesa Civil, as câmeras ajudam na prevenção e no gerenciamento de crises durante fortes chuvas, deslizamentos e alagamentos, garantindo maior proteção às famílias em áreas de risco.
- Na Secretaria de Transportes, os agentes podem identificar veículos irregulares, melhorar o fluxo viário e promover mais respeito às normas de trânsito.
- Na SEMSERP (Serviços Públicos), os equipamentos auxiliam na fiscalização de pontos de descarte irregular de lixo, fortalecendo as ações de conscientização e limpeza urbana.
- No SAMU, as equipes têm acesso em tempo real às vias com melhor tráfego, o que agiliza o atendimento às vítimas e aumenta a eficiência no socorro.
Tecnologia a serviço da população
O novo sistema de vigilância e análise inteligente coloca Nilópolis entre as cidades mais bem equipadas da Baixada Fluminense em termos de segurança e monitoramento urbano. Com ele, é possível detectar padrões de comportamento, identificar suspeitos, mapear áreas vulneráveis e planejar ações mais eficazes.
A prisão recente do criminoso reincidente é apenas um dos primeiros resultados práticos desse investimento. A integração entre tecnologia e trabalho humano demonstra que o uso responsável da inovação pode transformar a segurança pública e garantir mais tranquilidade para os moradores.
Nilópolis dá, assim, um passo firme rumo a um futuro mais seguro, moderno e eficiente, em que a tecnologia se torna uma grande aliada na proteção da vida e do patrimônio de todos os cidadãos.
Com a Coordenadoria de Comunicação da PMN















Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.