Nilópolis marca presença no III Seminário Internacional de Turismo Sustentável (SITUS 2025) realizado na Cidade das Artes
Representando o município da Baixada Fluminense, o Secretário de Turismo, Eventos e Juventude, Leandro Monteiro (foto à esquerda), participou ativamente das discussões e ressaltou o compromisso da cidade em se consolidar como um destino parceiro, atento às boas práticas ambientais e em constante diálogo com os principais atores do setor.

Nilópolis foi um dos destaques na abertura do III Seminário Internacional de Turismo Sustentável (SITUS 2025), que termina nesta quinta-feira (25). Considerado o maior encontro latino-americano dedicado a transformar conservação em valor econômico, evento reuniu especialistas, autoridades e representantes de diferentes países para debater políticas inovadoras e responsáveis voltadas ao setor.
Durante o encontro, realizado na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, foram compartilhadas experiências turísticas de destinos como Belém do Pará, Catalunha e México, reforçando a importância do intercâmbio cultural e da construção de práticas sustentáveis aplicadas ao turismo.
Representando Nilópolis, o Secretário Municipal de Turismo, Eventos e Juventude, Leandro Monteiro, participou ativamente das discussões e ressaltou o compromisso da cidade em se consolidar como um destino parceiro, atento às boas práticas ambientais e em constante diálogo com os principais atores do setor.
— Participar de um espaço como este é ainda mais significativo para um município de menor porte, como Nilópolis, que tem na cultura o seu maior atrativo turístico. A nossa cidade carrega o nome da Beija-Flor, escola de samba reconhecida mundialmente e responsável também por projetar o nome da nossa cidade para além das fronteiras brasileiras. A nossa presença no seminário reafirma a importância de integrar o potencial cultural da cidade às novas práticas de sustentabilidade que norteiam o turismo contemporâneo — explicou o secretário.

O seminário contou ainda com a presença do Secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, do presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo, do Subsecretário de Eventos da Setur, Marcelo Monfort, e do decano do turismo, Nilo Sérgio, que compartilhou suas experiências e contribuiu para o enriquecimento do debate.
Na ocasião, Leandro Monteiro destacou também a importância de fortalecer parcerias estratégicas para impulsionar o desenvolvimento turístico da região. Entre os encontros de destaque, esteve a conversa com o nilopolitano Leonardo Preta, que vem realizando um expressivo trabalho no Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), e com o secretário de turismo de Petrópolis, Pablo Kling, reforçando o alinhamento de Nilópolis com outros destinos que também buscam unir tradição e inovação.
“Foi uma oportunidade ímpar de aprendizado e de reafirmação do papel de Nilópolis no cenário turístico do Estado do Rio de Janeiro. Estamos empenhados em construir pontes, firmar parcerias e colocar nossa cidade no mapa do turismo sustentável”, afirmou o secretário.
Para Leandro Monteiro, é participando de iniciativas como esta, que Nilópolis reafirma seu compromisso em valorizar a cultura local, fortalecer o turismo de base comunitária e investir em práticas que unem desenvolvimento econômico e responsabilidade socioambiental.















Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.