Nilópolis marca presença no III Seminário Internacional de Turismo Sustentável (SITUS 2025) realizado na Cidade das Artes

Nilópolis marca presença no III Seminário Internacional de Turismo Sustentável (SITUS 2025) realizado na Cidade das Artes

Representando o município da Baixada Fluminense, o Secretário de Turismo, Eventos e Juventude, Leandro Monteiro (foto à esquerda), participou ativamente das discussões e ressaltou o compromisso da cidade em se consolidar como um destino parceiro, atento às boas práticas ambientais e em constante diálogo com os principais atores do setor.

Nilópolis foi um dos destaques na abertura do III Seminário Internacional de Turismo Sustentável (SITUS 2025), que termina nesta quinta-feira (25). Considerado o maior encontro latino-americano dedicado a transformar conservação em valor econômico, evento reuniu especialistas, autoridades e representantes de diferentes países para debater políticas inovadoras e responsáveis voltadas ao setor.

Durante o encontro, realizado na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, foram compartilhadas experiências turísticas de destinos como Belém do Pará, Catalunha e México, reforçando a importância do intercâmbio cultural e da construção de práticas sustentáveis aplicadas ao turismo.

Representando Nilópolis, o Secretário Municipal de Turismo, Eventos e Juventude, Leandro Monteiro, participou ativamente das discussões e ressaltou o compromisso da cidade em se consolidar como um destino parceiro, atento às boas práticas ambientais e em constante diálogo com os principais atores do setor.

— Participar de um espaço como este é ainda mais significativo para um município de menor porte, como Nilópolis, que tem na cultura o seu maior atrativo turístico. A nossa cidade carrega o nome da Beija-Flor, escola de samba reconhecida mundialmente e responsável também por projetar o nome da nossa cidade para além das fronteiras brasileiras. A nossa presença no seminário reafirma a importância de integrar o potencial cultural da cidade às novas práticas de sustentabilidade que norteiam o turismo contemporâneo — explicou o secretário.

O seminário contou ainda com a presença do Secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, do presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo, do Subsecretário de Eventos da Setur, Marcelo Monfort, e do decano do turismo, Nilo Sérgio, que compartilhou suas experiências e contribuiu para o enriquecimento do debate.

Na ocasião, Leandro Monteiro destacou também a importância de fortalecer parcerias estratégicas para impulsionar o desenvolvimento turístico da região. Entre os encontros de destaque, esteve a conversa com o nilopolitano Leonardo Preta, que vem realizando um expressivo trabalho no Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), e com o secretário de turismo de Petrópolis, Pablo Kling, reforçando o alinhamento de Nilópolis com outros destinos que também buscam unir tradição e inovação.

“Foi uma oportunidade ímpar de aprendizado e de reafirmação do papel de Nilópolis no cenário turístico do Estado do Rio de Janeiro. Estamos empenhados em construir pontes, firmar parcerias e colocar nossa cidade no mapa do turismo sustentável”, afirmou o secretário.

Para Leandro Monteiro, é participando de iniciativas como esta, que Nilópolis reafirma seu compromisso em valorizar a cultura local, fortalecer o turismo de base comunitária e investir em práticas que unem desenvolvimento econômico e responsabilidade socioambiental.