Nova Iguaçu abre Semana Nacional da Educação Infantil com mostra dedicada a professores e alunos

Nova Iguaçu abre Semana Nacional da Educação Infantil com mostra dedicada a professores e alunos

A Mostra aconteceu no auditório da Casa do Professor e começou com vivências sensoriais, que recepcionaram os participantes já nos corredores, onde estavam expostos trabalhos desenvolvidos nas escolas.

Cada professor tem papel fundamental na formação dos alunos da Educação Infantil. Por isso, debater e valorizar esse trabalho é uma prioridade da Prefeitura de Nova Iguaçu. Nesta quarta-feira (20), a Secretaria Municipal de Educação promoveu a I Mostra de Educação Infantil da rede municipal. O evento, em homenagem ao Dia Nacional da Educação Infantil (25 de agosto), marcou a abertura oficial da Semana Nacional da Educação Infantil e reuniu professores para compartilhar experiências e práticas que enriquecem a aprendizagem das crianças.

A Mostra aconteceu no auditório da Casa do Professor e começou com vivências sensoriais, que recepcionaram os participantes já nos corredores, onde estavam expostos trabalhos desenvolvidos nas escolas. A programação incluiu também uma dinâmica conduzida pela professora Carla Ribeiro, que ressaltou a importância da rima e da consciência fonológica em atividades lúdicas.

As crianças tiveram seu espaço de destaque no palco. Alunos de 4 anos da E.M. Maria Eliondas dos Santos apresentaram o espetáculo “Tesouros Culturais do Brasil”, dançando diferentes ritmos brasileiros, como funk e axé, em uma celebração da diversidade cultural e da riqueza da nossa cultura popular.

“Este encontro valoriza os profissionais que constroem a Educação Infantil nas escolas e mostra como cada atividade planejada contribui para enriquecer a aprendizagem das nossas crianças”, afirmou a secretária municipal de Educação, Maria Virgínia Andrade Rocha.

Entre os relatos, a professora Simone de Souza, da E.M. França Carvalho, emocionou os colegas ao compartilhar seu trabalho com materiais reciclados.

“Olho para uma caixa e vejo nela uma casa de boneca ou uma letra para alfabetizar. O brilho no olhar das crianças é o que me move. Estar na Educação Infantil é gratidão, e momentos como este nos permitem trocar e aprender uns com os outros”, concluiu