Nova Iguaçu e Duque de Caxias estão entre os municípios que mais abriram empresas no Rio de Janeiro nos sete primeiros meses do ano

Nova Iguaçu e Duque de Caxias estão entre os municípios que mais abriram empresas no Rio de Janeiro nos sete primeiros meses do ano

Mais de 7.500 empresas foram formalizadas em julho, representando uma alta de 3,8% em relação ao mesmo mês do ano passado. , Duque de Caxias, com 1.861 e Nova Iguaçu 1.435 novos empreendimentos estão entre os seis municípios que mais se destacaram

Pela quinta vez no ano, a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) registrou número recorde de abertura de empresas em território fluminense. No mês de julho, foram 7.594 novos negócios formalizados, o maior número de todos os meses de julho nos 216 anos da Junta Comercial. O resultado supera o recorde anterior do mês, computado em 2024, que registrou 7.315 aberturas, representando um crescimento de 3,8%. Com o resultado, o total de empresas abertas no estado entre janeiro e julho de 2025 chegou a 50.521, a melhor marca da história para os sete primeiros meses do ano. O número representa um aumento de 14,4% em relação ao recorde anterior, registrado no mesmo período de 2024, com 44.158 empresas.

Entre as principais atividades das empresas abertas estão serviços de escritório, com 1.679 novos negócios; consultório médico, com 1.382; consultórios de psicologia e psicanálise, com 1.362; comércio de vestuário, com 1.280; e restaurantes, com 1.192. Já os municípios que mais abriram novos empreendimentos em 2025 são o Rio de Janeiro (25.710), Niterói (3.710), Duque de Caxias (1.861), São Gonçalo (1.588) e Nova Iguaçu (1.435).

– O dinamismo da economia fluminense é resultado direto de um ambiente cada vez mais favorável para quem deseja empreender. A confiança dos empreendedores no nosso estado é motivo de orgulho. Cada nova empresa representa não apenas geração de empregos e renda, mas também o fortalecimento da economia local e a confirmação do potencial do nosso povo. Com mais agilidade nos processos, segurança jurídica e regulatória, e estímulo ao investimento, estamos consolidando um cenário mais próspero, competitivo e de crescimento sustentável para todos – afirmou o governador Cláudio Castro.

Recordes históricos na abertura de empresas no estado também foram estabelecidos em outros quatro meses de 2025: janeiro, que registrou 7.164 novos negócios; fevereiro, com 8.385; março, com 7.089; e maio, com 6.943. Os resultados sucessivos apontam uma tendência sólida de crescimento do empreendedorismo fluminense, impulsionado pela desburocratização, simplificação de processos e modernização do ambiente de negócios.

– O que estamos vendo é o reflexo direto de um esforço conjunto entre o governo do estado e a Junta Comercial, para facilitar a vida de quem quer empreender no estado. Cinco meses com recordes consecutivos de abertura de empresas em 2025 mostram que o Rio de Janeiro está se consolidando como um ambiente competitivo e atrativo para novos negócios – destacou o presidente da Jucerja, Sergio Romay.