Prefeitura de Meriti celebra o Dia da Saúde da Mulher Negra com ação especial na Praça da Matriz

Prefeitura de Meriti celebra o Dia da Saúde da Mulher Negra com ação especial na Praça da Matriz

Foram oferecidos atendimentos de saúde com vacinação, aferição de pressão arterial, coleta de preventivo, orientações sobre saúde da mulher, práticas integrativas, além da exposição do artesanato de Angelica Santos, e dos livros do projeto Samba Literário com Lici Luna.

A Prefeitura de São João de Meriti, através das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo e de Saúde, em parceria com a Defensoria Pública do Rio de Janeiro, promoveu na sexta-feira (8), uma ação especial em alusão ao Dia da Saúde da Mulher Negra, reunindo atendimentos e atividades de bem-estar na Praça da Matriz.

A iniciativa contou com a presença do Núcleo de Consciência Negra e Trabalho (NUCORA) da Defensoria Pública, promovendo orientações jurídicas da equipe técnica da Defensoria Pública.

Foram oferecidos atendimentos de saúde com vacinação, aferição de pressão arterial, coleta de preventivo, orientações sobre saúde da mulher, práticas integrativas, além da exposição do artesanato de Angelica Santos, e dos livros do projeto Samba Literário com Lici Luna. Uma apresentação de capoeira também aconteceu em frente ao ônibus da Defensoria Pública.

Foram oferecidos atendimentos de saúde com vacinação, aferição de pressão arterial, coleta de preventivo

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Tião Pinheiro, destacou que o evento foi muito além da oferta de serviço. “Esta é uma data para reafirmarmos a importância da mulher negra na nossa sociedade e garantirmos que ela tenha acesso à saúde com respeito, cuidado e dignidade. Cultura e saúde caminham juntas na valorização da vida”, frisou Tião.

O subsecretário municipal de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Antonio Moreira, ressaltou o impacto social da ação. “A descentralização dos atendimentos, levando serviços para todos os bairros e também para o centro, mostra o nosso compromisso com a equidade e com o cuidado integral à saúde da mulher”, pontuou Antonio, explicando que 21 unidades de saúde do município também foram mobilizadas para atender as mulheres.

A defensora pública Mariana Pauzeiro reforçou a importância da ação na praça. “Estivemos na praça oferecendo ajuda com processos judiciais, orientação jurídica ou até mesmo casos mais específicos de processo de alimento e divórcio”, completou Mariana.

As mulheres receberam ajuda com processos judiciais, orientação jurídica ou até mesmo casos mais específicos de processo de alimento e divórcio

A moradora Maria Roberta, que trabalha próximo à praça, aprovou a iniciativa. “Adorei, pois aqui é um local muito movimentado e fica mais perto da população. Pude aproveitar a oportunidade e colocar a vacina de gripe em dia”, compartilhou Maria.

A artesã Angelica Santos apresentou os seus produtos à população. “Trabalho com bonecas negras, para a criança poder se identificar desde cedo. Todas são feitas com produtos locais”, contou Angelica. “Realizar uma ação em praça pública dá visibilidade às mulheres negras e reforça a importância de cuidar delas de forma integral”, completou a expositora do projeto Samba Literário, Lici Luna.

Fotos: Gilberto Rocha