Apresentação na Praça de Cabuçu narra tradição junina e memória de enfrentamento ao Alzheimer através das festas de São João

Apresentação na Praça de Cabuçu narra tradição junina e memória de enfrentamento ao Alzheimer através das festas de São João

Comumente chamada também de caipira, a quadrilha junina é uma dança folclórica apresentada em pares com canções cujas letras falam do cotidiano e dos afetos das camadas mais populares do Brasil

O mais populoso e um dos mais agitados bairros de Nova Iguaçu, Cabuçu será novamente contemplado pela arte de sua gente.

No dia 30 de agosto, a partir das 19 horas, a Praça de Cabuçu recebe a apresentação “Nos fios da memória São João é meu equilíbrio”, do grupo Carcará. O evento celebra a tradição das festas juninas com a emotiva história de um senhor que enfrenta o Mal de Alzheimer através de lembranças dessas celebrações.

Comumente chamada também de caipira, a quadrilha junina é uma dança folclórica apresentada em pares com canções cujas letras falam do cotidiano e dos afetos das camadas mais populares do Brasil. As celebrações ocorrem em todo território nacional durante os meses de junho a agosto. Com fortes raízes em povos da região nordeste do Brasil, se manifesta entre seus descendentes que mantêm laços com suas origens.

chamada de caipira, a quadrilha junina é uma dança folclórica apresentada em pares com canções

Um dos fundadores da Carcará é Ronny Carlos de Souza Augusto, que há 39 anos vive a rotina da manifestação cultural das festas de São João. O Grupo Folclórico Junino Carcará valoriza a cultura junina com apresentações em escolas, hospitais e outros eventos além dos tradicionais festejos.
“É onde eu posso levar cultura para as pessoas. E enquanto eu puder, vou manter essa tradição viva, mostrando o que nossa região tem a oferecer, pois uma comunidade não pode deixar morrer sua cultura”, conta Ronny.

Carcará, que em 2024 homenageou o mestre Dominguinhos também com apresentação gratuita no mesmo local, foi fundado em 2014 no bairro de Cabuçu e mantém a tradição das comemorações. É a partir do bairro que o grupo realiza ensaios, confecciona os figurinos e saem a percorrer a Baixada Fluminense e toda a região metropolitana do Rio de Janeiro com as apresentações. Com a coordenação do Instituto de Tradições Nordestinas e Populares, produção do Grupo Folclórico Junina Carcará, Agosto pra Tudo Produções e Eventos, Mundus Produções, Tambores de Iguaçu Produções, Ms Mohr Produções e Agito Cultural, o evento já tradicional na Praça de Cabuçu promete honrar a arte da dança de quadrilha.

Ronny Carlos, há 39 anos vive a rotina da manifestação cultural das festas de São João

Para o evento de 30 de agosto, a abertura foi programada pelo instituto Kito Capoeira. Em seguida, a apresentação “Nos fios da memória São João é meu equilíbrio”, do grupo Carcará, resgata as celebrações das décadas de 1980, 1990 e 2000 pela figura do Senhor Tonho, que aos 70 anos enfrenta os desafios do Alzheimer. A doença o faz esquecer parte de sua vida e de seus descendentes. No entanto, uma lembrança permanece intacta: as inesquecíveis festas de São João que marcaram sua juventude.

Na história contada, a família esquecida por Senhor Tonho organiza um arraiá em comemoração aos 70 do patriarca. É dessa forma que a Quadrilha Caracará atravessa os anos contando a história da vida desse senhor para que ela não se torne páginas em branco e celebra a família, a união e a força da tradição do São João Nordestino.

É importante registrar que o projeto é fruto de incentivo de edital todo voltado para o fomento da cultura. O Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Arraiá Cultural RJ4, patrocinam “Nos fios da memória, São João é meu equilíbrio” com o contemplado Tadzio Jorge, representante e integrante da Quadrilha Carcará.

As apresentações são um ritual de agradecimento àqueles que fazem para manter viva essa tradição.

Nesta temporada de 2025, a apresentação recebeu diversas premiações. Dentre os destaques estão o Torneio de Ensaio, campeão na classificatória Festrilha, campeão na Aqua Rio no grupo Céu, campeão Moça Que Agita, e 3º lugar na categoria Roça do Arraiá da Disney Liquerj.

Outro fator fundamental para a existência do evento é o apoio de moradores e empresários locais. O evento conta com apoio do Bar do Betinho, do Botequim de Cabuçu e do Depósito do Jordão. Na Quadrilha Carcará alguns membros são moradores do bairro. Com o envolvimento da comunidade e da região, a quadrilha organiza ensaios abertos durante o período que antecede as apresentações em concursos juninos. As apresentações completas de cada ano, oferecidas de forma gratuita, são como um ritual de agradecimento àqueles que tanto fazem para manter viva essa tradição.

SERVIÇO:

Data: 30 de Agosto de 2025, a partir de 20 horas
Local: Praça do Cabuçu (Rua: Otavio Teixeira s/n. CEP: 26291-218, em frente ao número 426)
Produção Executiva: Tadzio Jorge Wan Lume.
Coordenação: Instituto Nacional de Tradições Nordestinas e Populares.
Produção: Grupo Folclórico Junina Carcará, Agosto pra Tudo Produções e Eventos, Mundus Produções, Tambores de Iguaçu Produções e Eventos, Ms Mohr produções e Agito Cultural.
Apoio: Bar do Betinho, Botequim de Cabuçu e Depósito do Jordão.

Fotos/Créditos: Vio Anchieta

Você pode ter perdido