Polícia Civil realiza operação contra esquema milionário de furto de petróleo em dutos da Transpetro em Queimados

Polícia Civil realiza operação contra esquema milionário de furto de petróleo em dutos da Transpetro em Queimados

Agentes da Delegacia de Serviços Delegados cumprem mandados de busca e apreensão em endereços dos investigados A Polícia Civil iniciou as investigações em dezembro de 2023, depois das denúncias sobre a existência de uma derivação clandestina subterrânea, instalada com mangueiras e válvulas camufladas com concreto e cobertura vegetal, em um duto em Queimados

O Governo do Estado, por meio da Polícia Civil, realiza nesta terça-feira (30) uma operação contra uma quadrilha responsável por furto de petróleo em dutos da Transpetro, que gerou prejuízo superior a R$ 1,5 milhão à estatal. Agentes da Delegacia de Serviços Delegados (DDSD) cumprem três mandados de busca e apreensão em endereços dos investigados.

–  A Polícia Civil vem realizando um trabalho de investigação muito importante, dentro do estado do Rio, para combater organizações criminosas. Essa operação é resultado direto dos investimentos que temos feito na segurança pública. É mais uma ação que demonstra que o crime não terá vez no nosso estado – ressaltou o governador Cláudio Castro.

A Polícia Civil iniciou as investigações em dezembro de 2023, depois das denúncias sobre a existência de uma derivação clandestina subterrânea, instalada com mangueiras e válvulas camufladas com concreto e cobertura vegetal, em um duto em Queimados. A partir dessa constatação, a DDSD desencadeou um trabalho investigativo aprofundado.

Durante o processo investigativo, os agentes identificaram que um dos investigados e seus familiares utilizavam empresas de fachada, com documentação falsa e veículos registrados em nomes de terceiros para seguir com o esquema. A Polícia Civil também identificou a participação de outro comparsa, reincidente em furtos de combustíveis e já investigado em outras operações da DDSD.

Nas apurações, os agentes identificaram tentativas de ocultação patrimonial, depoimentos contraditórios e a utilização de caminhões-pipa, automóveis e motocicletas como parte da logística criminosa. A polícia contou com o apoio do Disque Denúncia, que recebeu informações indicando a utilização de imóveis no bairro Parque Eldorado, em Duque de Caxias, como refinarias clandestinas e pontos de adulteração de derivados de petróleo.

A operação desta terça-feira tem como objetivo arrecadar documentos, equipamentos, veículos, celulares, mídias eletrônicas e outros objetos que possam comprovar a extensão da atividade ilícita. A ação é fruto da cooperação permanente entre a especializada e a Transpetro.

Você pode ter perdido