Governador Cláudio Castro e forças de segurança do Rio são homenageados no Congresso Nacional

Governador Cláudio Castro e forças de segurança do Rio são homenageados no Congresso Nacional

Em Brasília, governador presta tributo aos policiais da Operação Contenção e reforça a importância de movimento pela recuperação da paz e da segurança da população

O governador Cláudio Castro, a Polícia Civil e a Polícia Militar do Rio de Janeiro foram homenageados, nesta quarta-feira (12), em Sessão Solene do Congresso Nacional, em Brasília. A cerimônia prestou tributo aos agentes de segurança mortos e feridos durante a Operação Contenção, além de reconhecer o trabalho das forças de segurança fluminenses no enfrentamento ao crime organizado.

A solenidade foi proposta pelo senador Ciro Nogueira e pelo deputado federal Dr. Luizinho. Ao lado dos secretários estaduais de Segurança Pública, Victor dos Santos, da Polícia Militar, Coronel Marcelo de Menezes e de Polícia Civil, Felipe Curi, Castro reforçou a importância do Governo do Rio em iniciar um movimento para a recuperação da paz e da segurança da população.

A solenidade foi proposta pelo senador Ciro Nogueira e pelo deputado federal Dr. Luizinho

— Hoje transfiro qualquer homenagem para esses policiais, que são esses homens e mulheres na linha de frente, que certamente são dignos de todas as homenagens. Há quase dois anos falávamos que a segurança pública é a principal pauta nacional. Nós já adiantávamos sobre a transversalidade da pauta e como o debate da segurança pública é fundamental para o país, para a proteção de nossa população e que o Brasil siga com condições de se desenvolver economicamente — afirmou o governador do Rio.

Castro também reforçou a necessidade de uma legislação mais rígida, com textos condizentes com a proporção do poder bélico e econômico exercido por organizações narcoterroristas que atuam no Rio de Janeiro e nos demais estados.

— A lavagem de dinheiro está acontecendo pelo celular ou pelo computador. Não tem mais sacola de dinheiro. Esse dinheiro é lavado e adquirido por dentro do sistema financeiro nacional. E é o mesmo dinheiro que financiará a compra de armas, aliciando jovens, meninos e meninas. Não é mais um problema de oportunidade, é um problema de aliciamento. É preciso parar com a demagogia — pontuou o governador Cláudio Castro.

Homenagens aos familiares de policiais

VOLTA REDONDA (RJ), 05/03/2022 – FUTEBOL/ CARIOCÃO/ ESPORTE – RESENDE x FLUMINENSE – Partida pela decima rodada do Campeonato Carioca 2022, realizada no estadio Raulino de Oliveira (estadio da Cidadania), em Volta Redonda(RJ), neste sábado(03).

Ao presidir a Sessão Solene, o senador Ciro Nogueira destacou a necessidade de trazer o tema da segurança pública para o centro do debate brasileiro, a fim de fortalecer as instituições, reforçar a legislação de combate a criminalidade e proteger as famílias brasileiras.

— É para deixar registrado na história que o bem vai vencer o mal. Que os policiais que tombaram representaram o bem. E, por isso, a sociedade brasileira, de maneira quase unânime apoiou e apoia a operação do Complexo do Alemão. Apoio a coragem do nosso governador Cláudio Castro e das autoridades do Comando de Segurança do Estado do Rio de Janeiro — afirmou o senador Ciro Nogueira.

secretários de Segurança Pública, Victor dos Santos, da Polícia Militar, Coronel Marcelo de Menezes e de Polícia Civil, Felipe Curi, participaram da sessão solene

Ao fim da sessão, em sinal de respeito, os familiares dos policiais mortos e feridos na Operação Contenção foram homenageados e aplaudidos de pé por todos os presentes no Congresso Nacional.

Fotos: Ernesto Carriço