SAMU Mesquita ultrapassa 7.200 atendimentos em 2025 e se consolida como uma das referências na Baixada Fluminense
A premiação avalia critérios rigorosos de eficiência, como uso adequado da frota, aplicação de tecnologias e qualidade no atendimento de urgência e emergência. As três cidades melhor colocadas receberam placas e certificados, mas Mesquita foi além: saiu da terceira posição em 2024 para a liderança absoluta em 2025

Com atuação decisiva no socorro à população e excelência comprovada nos indicadores operacionais, o SAMU Mesquita encerrou 2025 com mais de 7.200 atendimentos realizados. O desempenho expressivo garantiu à base descentralizada do município o 1º lugar no 4º Prêmio Regional de Excelência SAMU Baixada Fluminense, concedido pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (CISBAF).
Presente diariamente em ocorrências graves como suspeitas de infarto, acidentes de trânsito, queimaduras, intoxicações e crises convulsivas, o SAMU atua de forma rápida e coordenada para preservar vidas e reduzir sequelas. Em Mesquita, esse trabalho ganhou destaque regional graças à combinação de tempo-resposta ágil, viaturas disponíveis e equipes altamente preparadas, fatores que colocaram o município no topo do ranking entre os 11 integrantes do consórcio.

O SAMU Mesquita encerrou 2025 com mais de 7.200 atendimentos realizados
A premiação avalia critérios rigorosos de eficiência, como uso adequado da frota, aplicação de tecnologias e qualidade no atendimento de urgência e emergência. As três cidades melhor colocadas receberam placas e certificados, mas Mesquita foi além: saiu da terceira posição em 2024 para a liderança absoluta em 2025.
Segundo a coordenadora médica do SAMU Mesquita, Joice Rubem, o avanço é resultado de empenho contínuo. “Nos dedicamos intensamente a melhorar nossos indicadores, especialmente o tempo-resposta. Hoje, conseguimos chegar do centro da base até o ponto mais distante do município, em Rocha Sobrinho, em cerca de oito minutos. Trabalhar salvando vidas e perceber a confiança do paciente no nosso olhar é algo que não tem preço”, afirma.
Estrutura preparada para salvar vidas
O SAMU Mesquita conta atualmente com cerca de 40 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, condutores socorristas, administradores e equipes de apoio e higienização. A frota é composta por três viaturas, sendo duas de suporte básico e uma de suporte avançado, esta última funcionando como uma verdadeira mini UTI móvel, equipada para oferecer suporte intensivo imediato.
A ambulância avançada integra o projeto “Samu 100% RJ”, do Governo do Estado, e foi renovada em fevereiro de 2023, fortalecendo ainda mais a capacidade de resposta da cidade em situações críticas.
A coordenadora de enfermagem, Taís Faria, destaca a importância do trabalho integrado. “As viaturas básicas atuam com condutor socorrista e técnico ou auxiliar de enfermagem. Já a avançada conta com médico, enfermeiro e condutor. Estamos sempre prontos para oferecer o melhor atendimento possível, garantindo mais segurança e qualidade de vida à população”, explica.
Atendimento 24 horas

O serviço funciona 24 horas, seguindo a Política Nacional de Atenção às Urgências
O acionamento do SAMU é feito pelo número 192. As chamadas são reguladas pela central do CISBAF, em Nova Iguaçu, que direciona as ocorrências conforme a localidade e a gravidade da situação. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, seguindo a Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde e integrando a Rede de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel.
Com números expressivos, reconhecimento regional e uma estrutura cada vez mais qualificada, o SAMU Mesquita reafirma seu papel essencial na saúde pública e se consolida como exemplo de eficiência e compromisso com a vida na Baixada Fluminense.
Fotos: Cesar de Oliveira















Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.