Prefeitura de Nilópolis celebra Dia da Árvore com ações de educação e preservação no Parque Natural Farid Abrão

Prefeitura de Nilópolis celebra Dia da Árvore com ações de educação e preservação no Parque Natural Farid Abrão

Assim como uma campanha multivacinal protege a saúde, esta ação funcionou como uma “vacinação coletiva em defesa do meio ambiente”, oferecendo doses de conhecimento, cidadania e respeito à natureza.

A manhã desta segunda-feira (22) foi marcada por conscientização, aprendizado e diversão no Parque Natural Farid Abrão, onde a Secretaria de Meio Ambiente promoveu uma programação especial em celebração ao Dia da Árvore. O evento reuniu centenas de alunos da rede pública e privada, com atividades que valorizaram a natureza e destacaram a importância da preservação ambiental.

Assim como uma campanha multivacinal protege a saúde, esta ação funcionou como uma “vacinação coletiva em defesa do meio ambiente”, oferecendo doses de conhecimento, cidadania e respeito à natureza.

AS crianças se encantaram com palestra “Arborização Urbana: Conectando Cidades e Natureza”

Entre as atividades, os estudantes se encantaram com a apresentação teatral “Entre galhos e sonhos”, da Escola Celso Mosciaro em parceria com a Academia de Dança Valéria Brito. Também participaram das palestras “Arborização Urbana: Conectando Cidades e Natureza” e “Biodiversidade Invisível: Quem vive aqui?”, ministradas por especialistas em biologia e gestão ambiental.

“Apresentei os organismos que não conseguimos enxergar a olho nu, como os que vivem sob as folhas e dentro das bromélias. Mostrar essa biodiversidade desperta a curiosidade e incentiva a observar a natureza com outro olhar”, explicou Ricardo Vasques, professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Já o biólogo e perito em Justiça Ambiental Ricardo Ferreira reforçou a conexão entre árvores e qualidade de vida: “O meio ambiente é melhorar a própria vida. Preservar e plantar árvores significa investir no futuro de todos nós.”

As crianças ainda viveram experiências inesquecíveis com a equipe Recanto dos Bichos, que apresentou uma coruja-suindara, uma jiboia-arco-íris e uma iguana. A programação seguiu com pintura criativa, realizada pela Turma do Geri, e com o plantio coletivo de mudas nativas, que simbolizou a renovação e o compromisso de todos com a sustentabilidade.

As crianças ainda viveram experiências inesquecíveis com a equipe Recanto dos Bichos, que apresentou uma coruja-suindara, uma jiboia-arco-íris e uma iguana

A estudante Manoela Rodrigues, de 13 anos, resumiu o sentimento coletivo: “Aprendi muitas coisas hoje. Conheci diferentes tipos de folhas, senti a textura da cobra, que era bem diferente do que eu imaginava, e percebi a importância de cuidar da natureza no dia a dia.”

Participaram do evento escolas municipais, estaduais e particulares, reforçando a união entre educação e preservação ambiental.

Com a celebração, a Secretaria de Meio Ambiente mostrou que cada ação é uma dose de proteção para o planeta – e que cuidar das árvores hoje é garantir um futuro mais saudável para as próximas gerações.

Você pode ter perdido