Escola de Mesquita promove roda de leitura com escritora Cíntia Barreto

Escola de Mesquita promove roda de leitura com escritora Cíntia Barreto

Encontro com estudantes da Educação Infantil foi marcado por contação de histórias, troca de experiências e valorização da literatura desde cedo

Na última sexta-feira (12), a Escola Municipal de Educação Infantil Margarida da Silva Duarte, em Mesquita, viveu uma manhã especial. Os pequenos estudantes da unidade, localizada na Chatuba, receberam a escritora Cíntia Barreto, autora de mais de dez livros infantis, para uma roda de leitura repleta de encantamento, histórias e aprendizados.

Durante o encontro, as crianças tiveram a oportunidade de conhecer de perto a autora das obras que já fazem parte do dia a dia escolar. Além de ouvir a contação dos livros Lia Lia e Flor, os alunos puderam conversar com Cíntia, trocar impressões e expressar sua curiosidade sobre as histórias e personagens.

A experiência foi ainda mais significativa porque, ao longo do ano, a escola trabalhou alguns dos títulos da escritora em atividades pedagógicas, que resultaram em criações artísticas inspiradas nos universos apresentados nos livros. Essa integração aproximou os estudantes do processo criativo e fortaleceu a relação deles com a leitura.

As crianças tiveram a oportunidade de conhecer a autora das obras que já fazem parte do dia a dia escola

A diretora da escola, Isabela Fidelis, destacou a importância desse contato direto.

“Os livros da Cíntia abordam a perspectiva da criança frente às descobertas da infância. Isso aproxima muito os alunos da literatura e colabora para despertar o gosto pela leitura desde cedo”, afirmou.

A escritora também ressaltou o valor da experiência.

“O meu trabalho é voltado para o letramento, abordando de maneira lúdica a habilidade de ler o mundo e compreender o significado das palavras. Estar com essas crianças e saber que, de alguma forma, contribuo para o crescimento delas é uma satisfação indescritível”, disse Cíntia.

O momento reforçou o compromisso da rede municipal de Mesquita em estimular a alfabetização e o letramento, tema gerador do município em 2025, promovendo vivências que unem educação, cultura e imaginação.