Setembro marca mais um recorde histórico no Hospital Adão Pereira Nunes com 2.312 cirurgias realizadas no mês em Duque de Caxias

Setembro marca mais um recorde histórico no Hospital Adão Pereira Nunes com 2.312 cirurgias realizadas no mês em Duque de Caxias

De janeiro a setembro deste ano, o HMAPN já realizou 18.566 cirurgias e mais de 24 mil procedimentos anestésicos, consolidando-se como um dos maiores centros cirúrgicos do estado.

O Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN) alcançou mais uma conquista histórica em 2025. A unidade que sempre se destacou por ser referência em atendimentos a politraumatizados graves, vindos de todo o estado, fechou setembro com a expressiva marca de 2.312 cirurgias realizadas, o que representa uma média impressionante de 77 procedimentos por dia, o maior volume mensal registrado no ano e o segundo recorde consecutivo de 2025.

De janeiro a setembro deste ano, o HMAPN já realizou 18.566 cirurgias e mais de 24 mil procedimentos anestésicos, consolidando-se como um dos maiores centros cirúrgicos do estado. Os números refletem a dedicação e a competência de toda a equipe multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, técnicos, e de profissionais administrativos, além de toda equipe de apoio, os quais atuam diariamente para garantir atendimento seguro, ágil e humanizado à população.

Em janeiro de 2022, a Prefeitura de Duque de Caxias recebeu do governo do estado a tarefa de administrar o Hospital Adão Pereira Nunes. Os números expressivos alcançados nesses três anos e nove meses reforçam a boa gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e direção do HMAPN. São mais de 635 mil atendimentos, 819 mil e 500 exames de imagem e quase 80 mil cirurgias realizadas. Além disso, após a municipalização, o hospital dobrou o número de pessoas atendidas, saindo de 8 mil para 16 mil pessoas ao mês.

“Em quase quatro anos de municipalização, o Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes passou por uma verdadeira revolução. Triplicamos o número de cirurgias, implantamos a ressonância magnética, inclusive com sedação pediátrica, e iniciamos o programa de cirurgia bariátrica. Hoje, o hospital é símbolo do investimento e da confiança da Prefeitura de Duque de Caxias, transformados em resultados concretos para a população”, declarou o diretor-geral do HMAPN, Dr. Thiago Resende.

Com a municipalização, a unidade passou por uma grande reforma geral, por meio de recursos do governo do estado. Hoje a população dispõe de novo centro de imagens, de novos aparelhos de alta tecnologia, de maternidade, de centro cirúrgico e de Serviço de Pronto Atendimento, entre outros. Com a reforma finalizada, o hospital passa a contar com um total de 104 leitos de CTI, entre pediátricos e adultos. Os leitos de Enfermaria também foram ampliados, passando de 360 para 429. A prefeitura também investiu na contratação de novos profissionais especializados, aumentando a sua capacidade de atendimento aos usuários.

O Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes está localizado na Rodovia Washington Luiz, km 109, no bairro Jardim Primavera, em Duque de Caxias.

Fotos de divulgação: Secom – DC