Nilópolis se prepara para brilhar com um Natal histórico, de união, tradição, fé e encantamento

Nilópolis se prepara para brilhar com um Natal histórico, de união, tradição, fé e encantamento

O calçadão da cidade já vive o clima de Papai Noel. O evento, que está sendo organizada pela Prefeitura, através das Secretarias de Trabalho e de Cultura, com o Sindicato do Comércio Varejistas (Sincovanil) e a Fecomércio, começa nesta segunda-feira (8), dia de homenagem a Nossa Senhora da Conceição, com Missa Solene, às 10h, na Igreja da Padroeira da cidade, celebrada pelo Bispo Diocesano, Dom Gilson Andrade.

Por Geraldo Perelo

Este ano, Nilópolis viverá um Natal diferente, grandioso, cheio de encantos. Serão muitos eventos, atrações culturais, apresentações artísticas, ações sociais e momentos inesquecíveis preparados com carinho pelo governo municipal para cada família, cada morador e cada visitante que compartilha da magia desta temporada.

A programação começa nesta segunda-feira (8), dia de Nossa Senhora da Conceição, com uma Missa Solene às 10h, celebrada pelo Bispo Diocesano, Dom Gilson Andrade, na igreja da Padroeira da cidade. Em seguida, entre 15h e 16h, o pároco Wellington Guedes conduz uma procissão saindo da Paróquia da Imaculada Conceição e faz uma parada na Praça Prefeito Miguel Abrão — a antiga Praça do Chafariz — para abençoar o tradicional Presépio de Natal, que há seis décadas emociona gerações de nilopolitanos.

A Árvore de Natal, com 9 metros de altura, será inaugura pelo prefeito Abraãozinho

A programação continua, às 17h30, com a inauguração da placa com o nome de Jorge Marão Filho, que passa denominar a Rua do Comércio Jorge Marão Filho. O novo nome do logradouro público, que liga a Avenida Mirandela à Rua Pedro Álvares Cabral, pela Rua Manuel Luiz Pereira, é uma homenagem póstuma ao ex-presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Nilópolis (Sincovanil), ex-dono do Armarinho Estrela Dalva, tido como símbolo de força, tradição e desenvolvimento do comércio local.

Da Rua do Comércio Jorge Maurão Filho, o cortejo natalino, com banda de música duendes e Papai Noel, segue para o calçadão da Avenida Mirandela, onde o prefeito Abraãozinho, acompanhado de seu secretariado, vereadores da cidade e demais autoridades, inaugura o projeto Nilópolis Iluminado 2025, entregando à população toda a ornamentação da cidade, com a Casa do papai Noel e a Árvore de Natal de 9 metros de altura, promovida pela Fecomércio, por intermédio do Sindicato do Comércio Varejista de Nilópolis (Sincovanil).

A construção da Casa do Papai Noel seguia a todo vapor na tarde deste sábdo

A Casa do Papai Noel vai funcionar do dia 9 a 24 de dezembro, sempre na parte da tarde, entre às 13h30 e 19h, com uma série de atividades para a criançada, que também poderá tirar fotos com o Bom Velhinho. Ele recepcionará ainda os visitantes nos dois domingos seguintes, entre 9h e 13 horas.

Para o secretário municipal de Cultura, Antônio Costa, promover um grande evento de Natal, em uma cidade como Nilópolis, vai muito além das luzes, da decoração colorida e das tradições que marcam essa época do ano. Segundo ele, trata-se de um movimento capaz de transformar a cidade em um espaço de convivência, celebração e esperança.

— Quando o município investe em uma ornamentação especial, com rua bem iluminada, cenários temáticos e atrações que encantam moradores e visitantes, ele reforça o sentimento de pertencimento e fortalece os laços da comuniadde — explica.

Ainda de acordo com o secretário nilopolitano, a instalação de uma Árvore de Natal de 9 metros de altura e de uma Casa do Papai Noel para visitação pública, especialmente no calçadão – onde pulsa o coração econômico da região -, não apenas cria um ambiente mágico para as crianças e sus famílias, como também gera novos fluxos de pessoas, movimenta o comércio local e estimula o turismo interno.

— Cada luz acesa, cada detalhe decorativo e cada espaço preparado para acolher o público ajudam a criar uma atmosfera de alegria que se espalha por toda a cidade — defendeu Antônio Rocha, para quem, “além do impacto no imaginário infantil e do fortalecimento da tradição natalina”, a iniciativa também contribui para revitalizar áreas estratégicas, promover engajamento social e estimular a economia criativa.

— Eventos bem planejados, com forte identidade visual e espaços dedicados à convivência, transformam o Natal em uma experiência marcante e inclusiva para toda a população — disse o secretário de Cultura.

Já a presidente do Sincovanil, Rosânela Almeida, se disse “muito feliz” ao ver que o prefeito Abraãozinho, segundo ela, está valorizando o calçadão da Mirandela, consequentemente o comércio lojista da cidade. “É um comportamento que serve de incentivo para os nossos comerciantes”, festeja, frisando que investir em um grande evento natalino é investir também em beleza, cultura, comunidade e desenvolvimento, criando memórias afetivas, reforçando a autoestima do município e mostrando que a cidade é capaz de se unir para celebrar o que há de melhor: a fé, a solidariedade e a esperança.

As festas de fim de ano, em Nilópolis, prosseguem também com ensaios de rua da escola de samba Beija-Flor, na Avenida Mirandela, sempre a partir de 20 horas. A programação especial, denominada Encontro de Quilombo Beija-Flor, vai receber como convidadas, as co-irmãs Salgueiro, no dia 13, e Viradouro, no dia 20 de dezembro.

Fotos: Geraldo Perelo/GPbaixadanews