Governo do Estado apoia programações esportivas e turísticas para a população na Semana Santa
Durante o feriadão da Semana Santa, o Governo do Estado promove e apoia diversas atividades para a população. Seja descansando, passeando ou fazendo exercícios, cariocas e fluminenses vão conseguir montar roteiros e aproveitar a folga. As programações se estendem para além da capital: os municípios vão contar com programações esportivas diversificadas, além das tradicionais atrações turísticas do interior.
– O estado do Rio de Janeiro tem sido protagonista, principalmente quando atrelamos o setor turístico e o esportivo. Somos palco de grandes eventos, como o Rio Open, o Mundial de Surf e outros, e isso evidencia o turismo fluminense como um negócio rentável. Com eventos como esses, conseguimos não apenas proporcionar bem-estar e lazer para a nossa população, mas também atrair os olhares para o potencial do Rio – destacou o governador Cláudio Castro.
Programação esportiva
O Maracanãzinho se tornará o centro das atenções do basquete continental ao sediar o Final Four da Basketball Champions League Americas (BCLA) nos dias 18 e 19 de abril. O evento, que conta com apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, traz ao Brasil as principais potências do basquete das Américas, em busca de um lugar no topo e da tão sonhada vaga no Mundial de Clubes, que será disputado em Singapura, entre os dias 20 e 25 de setembro.
– Receber uma das competições mais prestigiadas do basquete mundial, com grandes clubes e atletas em quadra, é um marco para o esporte do nosso estado. É motivo de orgulho e reforça o papel do Rio de Janeiro como casa de grandes eventos esportivos, e seguimos a todo vapor trabalhando para levar o esporte para todos os municípios, promovendo saúde, bem-estar e qualidade de vida para toda a população – explicou o secretário da pasta, Rafael Picciani.
Também por meio do apoio da Lei de Incentivo ao Esporte, Búzios receberá a Búzios Sailing Week, uma das mais prestigiadas regatas do país, entre os dias 17 e 20 de abril. A edição deste ano marca um momento especial: o evento também será válido como Campeonato Brasileiro de Vela Oceânica, ampliando sua relevância no cenário esportivo nacional.
O calendário esportivo do município de São Fidélis também será movimentado na semana do feriado. No dia 20 de abril, acontece a segunda edição da Corrida de São Fidélis, e no seguinte, 21, a cidade recebe o 1º Encontro de Mountain Bike do Padroeiro de São Fidélis. A competição chega para desafiar os limites dos participantes. Serão trilhas incríveis divididas em três categorias: iniciante (25km), intermediário (35km) ou elite (60km). Essa é a chance perfeita para viver a adrenalina do mountain bike.
Turismo atrai visitantes para o interior
Por meio da Secretaria Estadual de Turismo, o Governo apoia eventos fora da capital. O destaque vai para a região do Vale do Café, que mistura tradicionais atrações históricas como casarões de antigas fazendas, pontes e túneis ferroviários do século XIX, com boa gastronomia, atividades culturais e paisagens naturais. Pertencente à região, o distrito de Ipiabas, em Barra de Piraí, recebe o festival Rock in Cover entre os dias 18 e 22 de abril, com música, entretenimento e alimentação diversificada.
O município de Miguel Pereira recebe o Serra Beer, o Festival Centro-Sul de Cerveja Artesanal, do dia 17 ao dia 23 de abril. O evento promete proporcionar uma experiência refrescante combinada com uma vista incrível da serra fluminense. Já em Petrópolis, o Governo do Estado apoia o Saloon BBQ, o maior festival de churrasco da cidade, com entrada gratuita. Na edição de 2024, o evento reuniu mais de 55 mil pessoas, consolidando-se como referência no segmento BBQ.
– A capital do Rio de Janeiro já tem um nome consolidado no cenário turístico. Temos adotado políticas de incentivo ao turismo no interior do estado, trabalhando cada vez mais para que a população fluminense e os turistas internacionais sejam atraídos pelos eventos realizados em outros municípios. Nosso papel é aproveitar o bom momento do turismo no RJ para transformar a demanda em legado para todo o estado – enfatizou o secretário de Turismo, Gustavo Tutuca.
Publicar comentário