Com o tema “Cuidado seguro para cada recém-nascido e cada criança”, unidades de saúde de Duque de Caxias celebram O Dia da Segurança do Paciente
A ideia é reconhecer a vulnerabilidade dessa faixa etária aos riscos e aos danos causados por cuidados inseguros.

Em 17 de setembro, é comemorado o Dia Mundial da Segurança do Paciente. A data, criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é uma oportunidade para conscientizar sobre a importância de um cuidado de saúde seguro. Este ano, o tema da campanha é “Cuidado seguro para cada recém-nascido e cada criança”, com o slogan ‘Segurança do paciente desde o início!’. A ideia é reconhecer a vulnerabilidade dessa faixa etária aos riscos e aos danos causados por cuidados inseguros.
Para marcar a data, a direção da Maternidade de Santa Cruz da Serra, por meio do Núcleo de Segurança do Paciente, reuniu colaboradores e convidados, entre eles, a secretária municipal de Saúde, Dra. Célia Serrano, e a primeira-dama do município, Julia Moraes, reforçando a necessidade de implementação de medidas para o fortalecimento da segurança nos cuidados pediátricos e neonatais.
“O Dia Mundial da Segurança do Paciente, deste ano, trata de um tema que é muito importante para o nosso trabalho na maternidade: Cuidado seguro para cada recém-nascido e cada criança. Por isso, estamos reunindo nossos colaboradores, compartilhando informações e reforçando a importância do cuidado com os nossos recém-nascidos”, declarou Danielle Dias Gonçalves, coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente da Maternidade de Santa Cruz da Serra.

Como parte da programação na Maternidade de Santa Cruz da Serra, o público acompanhou as apresentações dos palestrantes Dra. Adriana Colombo, com o tema ‘Segurança do paciente’; Dr. Uarlei Ribeiro, com o tema ‘Nascimento seguro e cuidados pós-natais’; e Enfermeira Fernanda Soares, que falou sobre ‘Segurança na administração de medicamentos’.
“A nossa clientela, na Maternidade de Santa Cruz da Serra, é muito especial, porque ela tem dois pacientes: a mãe e seu bebê. A gente os cerca de muito carinho e de cuidado, mas também de muita segurança técnica. A meta é que todo esse percurso, desde o bebê na barriga da mãe até a alta hospitalar, seja um processo seguro!“, destacou a diretora-geral da Maternidade, Dra. Ana Teresa Derraik.
A secretária municipal de Saúde, Dra. Célia Serrano, destacou a importância da mobilização e das ações realizadas no município tratando do tema.
“O Dia da Segurança do Paciente é uma data que recebe total atenção da nossa Secretaria, orientando para que todas as unidades de saúde da rede municipal promovam ações de conscientização e de reforço no treinamento das nossas equipes”.
Hospital Infantil Padre Guilherme
O Dia Mundial da Segurança do Paciente também reuniu colaboradores e usuários no Hospital Municipal Infantil Padre Guilherme, localizado em Parada Angélica, no terceiro distrito.
A abertura do evento contou com a apresentação da palestra ‘Segurança do paciente desde o início’, ministrada pelo Enfermeiro Diogo Pinheiro, especialista em Gestão de Qualidade e Segurança do Paciente, trazendo reflexões sobre a importância da cultura de segurança voltada especialmente aos cuidados neonatal e pediátrico.
Na sequência, os profissionais participaram de um Circuito Interativo de Segurança do Paciente. O evento foi marcado pela ampla participação das equipes multiprofissionais, promovendo integração, troca de experiências e fortalecimento da cultura de segurança.















Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.