Comunidades de axé celebram o 12 de outubro homenageando Oxum em Guaratiba 

Comunidades de axé celebram o 12 de outubro homenageando Oxum em Guaratiba 

O evento reúne comunidades de axé de todo o Estado para um dia de homenagens à orixá da cultura iorubá associada ao amor, fertilidade, beleza e prosperidade. Reverenciada como a “Senhora do Ouro” e “Mãe da Maternidade”, Oxum será celebrada com xirê, música e muita devoção. 

Este dia 12 de outubro será de festa para as comunidades de axé que realizam pelo terceiro ano consecutivo, o Presente à Oxum, solenidade que festeja e reafirma o legado religioso, cultural e social das tradições afro-brasileiras. 

Oficialmente reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade do Rio de Janeiro pela Lei Municipal 4.687/2024, o evento reúne comunidades de axé de todo o Estado para um dia de homenagens à orixá da cultura iorubá associada ao amor, fertilidade, beleza e prosperidade. Reverenciada como a “Senhora do Ouro” e “Mãe da Maternidade”, Oxum será celebrada com xirê, música e muita devoção. 

“Estamos preparando uma linda homenagem à Mãe Oxum, com tudo o que ela merece, inclusive, nós convidamos o público a trazer seus presentes para que seja tudo lindo. A gente faz questão que sejam sustentáveis porque temos também o nosso compromisso com o meio ambiente”, diz Mãe Manu da Oxum. 

Entre as grandes novidades deste ano, a inauguração do Santuário de Oxum, promete ser um dos momentos mais emocionantes. O espaço, apropriado para assentamentos e rezas particulares, estará aberto para visitação do público, que poderá também conferir de perto uma exposição de artigos, roupas e itens litúrgicos ligados à divindade e a todos os orixás. Ao longo do dia, Xirê em todas as nações: Umbanda, Candomblé, Ifá Nigeriano e Ifá Cubano, exaltarão a força e a importância da orixá. As apresentações musicais ficam por conta de Pai José Carlos de Oxóssi, Pai Braguinha, Grêmio Recreativo Afro-Brasileiro Povo da Lyra, Sambas de Terreiro, macumba e samba de raiz.

Fortalecimento do caráter religioso

O evento será permeado por apresentações artísticas com teatro e dança, além de maquiadoras realçando a estética feminina de Oxum. Organizado pelo Templo de Umbanda Tsara Paixão Cigana e pelo Instituto Axé Mulher, o Presente de Oxum conta com a coordenação de diversas lideranças religiosas e culturais, tais como Mãe Manu da Oxum, Mãe Zezé do Ogum, Mãe Margareth Labanca da Oxum, Iyá Glauciele d’Osun, Etemi Flávia da Oxum, Ifá Wade, Babalawo Kelvin, Ìyánìfá Ifagbamilola Aworeni, Oluwo Ifayori Aworeni, Babá Rodrigo de Oxaguiã, Mãe Andreia da Oxum, Beatriz da Oxum, Ogã Luiz de Oxalá, Mãe Rebeca da Oxum, Ogã Leandro da Oxum, Iyalorisá Nathy d’Osun, Iyalorisá Paula de Logum Edé, Carla do Ogum e Adriani do Ogum.

A celebração começa  a partir das 10h e vai até as 18h, na Praia da Brisa, em Guaratiba (Rua Floresta do Sul, nº 16), com atividades na Praça Ivo Gomes e na sede do Instituto Axé Mulher (Espaço de Cultura e Tradições Reduto de Maria).

“Esse reconhecimento fortalece o caráter simbólico, religioso e comunitário do evento, reforçando a resistência das expressões afro-brasileiras e o direito à liberdade religiosa. Durante o evento, pedimos sempre que o público oferte alimentos não perecíveis, que serão posteriormente doados a famílias em situação de vulnerabilidade, ou seja, mais do que uma celebração religiosa, estamos também nos mobilizando para ajudar nossos irmãos e plantando consciência ambiental. Em diálogo com a COP 30 e com foco em educação ambiental, haverá atividades com crianças, parcerias e ações comunitárias que serão realizadas em parceria com instituições como  a Uerj, por meio do Projeto Provid, que traz  Iniciativas voltadas aos oceanos, Guardiãs das Matas, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e a Fundação Angélica Goulart, de Pedra de Guaratiba”, finaliza Mãe Manu, que também preside o Instituto Axé Mulher.

Além disso, haverá distribuição gratuita de doces, bolo, guaraná e sorvete em celebração ao Dia das Crianças.

  • Serviço: 3ª edição Presente à Oxum
  • Data: 12 de outubro de 2025
  • Horário: 10h às 18h
  • Local: Praia da Brisa – Rua Floresta do Sul, nº 16 (Praça Ivo Gomes e Instituto Axé Mulher)
  • Estimativa de público: 2.000 a 3.000 pessoas