O Rio de Janeiro está pronto para viver o espetáculo único, vibrante e histórico da diva pop Lady Gaga

O Rio de Janeiro está pronto para viver o espetáculo único, vibrante e histórico da diva pop Lady Gaga

A cidade maravilhosa vai brilhar ainda mais nesta noite inesquecível de sábado, 3 de maio. Sob o céu estrelado da orla da Praia de Copacabana, a mais famosa do mundo, milhares de vozes e corações já batem no mesmo ritmo, prontos para viver um espetáculo único, vibrante e histórico. Uma multidão, já estimada com antecedência em mais de 1,6 milhão de fãs, se preparou para o show que vai muito além da música — será uma ex-plosão de arte, atitude e emoção.

Por Geraldo Perelo

A cidade maravilhosa vai brilhar ainda mais nesta noite inesquecível de sábado, 3 de maio. Sob o céu estrelado da orla da Praia de Copacabana, a mais famosa do mundo, milhares de vozes e corações já batem no mesmo ritmo, prontos para viver um espetáculo único, vibrante e histórico.

Uma multidão, já estimada com antecedência em mais de 1,6 milhão de fãs, se preparou para o show que vai muito além da música — será uma explosão de arte, atitude e emoção.

Diretamente dos maiores palcos do planeta para o coração do Rio de Janeiro, Stefani Joanne Angelina Germanotta, a Lady Gaga, de 39 anos de idade, considerada a 5ª maior estrela da música pop do século XXI, pela revista Billboard, em 2024, chega com todo seu talento, energia e irreverência diante de um público fiel e frenético que a reverencia como sua deusa.

A estrela pop internacional promete incendiar os palcos na aguardada abertura de sua nova turnê mundial. O espetáculo, que será realizado em uma arena lotada, já é apontado como um dos maiores eventos musicais do ano e reúne fãs de todo o país e do mundo.

Com produção cinematográfica, figurinos futuristas e um repertório repleto de hits como “Bad Romance”, “Shallow” e “Rain on Me”, o show promete uma experiência inesquecível. Gaga, conhecida por sua voz poderosa e performances ousadas, deve ainda apresentar faixas de seu último álbum, além de algumas surpresas preparadas especialmente para esta nova temporada de shows.

Fãs que já estão acampados nas proximidades, diante do hotel Copacana Palace e do palco do show relatam grande expectativa e emoção. “É um sonho poder ver a Gaga ao vivo. Ela é única, e sabemos que sempre entrega tudo no palco”, disse Mariana Ferreira, fã que veio de Belo Horizonte para assistir à apresentação.

A festa começa às 17h30, com apresentação de dois DJs convidados no palco montado no Posto 2, em frente ao Hotel Copacabana Palace, com cerca de 2.600metros quadrados e 800 m2 em telões de LED para atender ao maior show da carreira de Lady Gaga. Ela chegou ao Rio de Janeiro na madrugada desta terça-feira (29). A pop star começa a cantar por volta de 9 e meia da noite.

Conforto para o público

Para garantir o conforto e segurança do público, foi montada uma grande estrutura ao longo da Avenida Atlântica, na orla da Praia de Copacabana, com a instalação de 16 telões, espaços exclusivos destinados a pessoas com deficiência, além de 500 cabines sanitárias, incluindo unidades adaptadas, postos de atendimento médico, 36 leitos, 45 poltronas de hidratação, 30 ambulâncias UTI móveis, com equipes médicas completas.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta o público no sentido de aumentar a ingestão de água. Pede ainda que leve medicações de uso contínuo, use roupas leves e carregue documento de identificação com telefone de contato de urgência.

A Secretaria Municipal de Assistência Social vai disponibilizar pulseiras de identificação para crianças e adolescentes visando facilitar o reencontro com seus responsáveis na hipótese de separação ou emergência.

O público feminino também não foi esquecido. Uma equipe de 66 profissionais, entre técnicos, coordenadores e motoristas, integrantes da Secretaria de Políticas para Mulheres e Cuidados, vai atuar num esquema especial de apoio a mulheres que forem vítimas de assédio, abuso ou violência. A proposta é garantir um ambiente mais seguro e acolhedor.

Mais tecnologia na segurança

Para garantir segurança ao público antes, durante e depois do show de Lady Gaga, o Governo do Estado montou um esquema especial, com ampliação de recursos tecnológicos de monitoramento e planejamento, que contarão também com a utilização de tropa da Polícia Militar especializada em patrulhamento de multidão. Sem armas letais, mas protegidos por equipamentos de segurança pessoal, os PMs percorrerão locais de aglomeração em fila para intervir em qualquer ocorrência que possa ameaçar a tranquilidade do público.

A mobilização para a segurança do show de Lady Gaga envolve 3.300 PMs, 70 viaturas, 78 torres de observação e intensificação de policiamento na faixa de areia e no calçadão da Avenida Atlântica. Haverá ainda 18 pontos de revistas com detectores de metais e instalação de câmeras de reconhecimento facial.

O secretário de Polícia Militar lembrou que a mobilização da segurança começou no início desta semana. Uma carreta que transporta o Centro Integrado de Controle e Comando já está posicionada na Praça do Lido, próximo ao palco montado em frente ao Hotel Copacabana Palace. A unidade móvel receberá imagens em tempo real, transmitidas por câmeras instaladas nas vias urbanas e em três drones, além de um helicóptero do Grupamento Aeromóvel da corporação

Esquema de trânsito

A Prefeitura do Rio também montou um esquema rígido para o trânsito por conta do show de Lady Gaga. Carros, inclusive os de aplicativos, só terão permissão para entrar no bairro até às 18h deste sábado. Uma hora e meia depois, o bloqueio se estenderá aos táxis e ônibus.

Além de suprimir estacionamentos de 3 mil vagas, ônibus fretados estão proibidos de entrar em Copacabana, a partir de 0h deste sábado. Desde às 7h, todas as pistas da Avenida Atlântica também estão interditadas.

O metrô de Copacabana funcionará, dia e noite, sem parar, para atender à demanda do público que irá ao show de Lady Gaga. Já as demais estações funcionarão normalmente entre 5h e meia-noite. Após este horário, ficarão abertas apenas para desembarque, até às 7h deste domingo (04).

Esquema de locomoção

A Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) recomenda que os usuários dos transportes que vão curtir o show da Lady Gaga, neste sábado (03), fiquem atentos ao funcionamento do metrô, trens, barcas e do bonde de Santa Teresa.

As barcas e o bonde de Santa Teresa funcionarão normalmente, seguindo a grade de sábado. Confira abaixo mais detalhes sobre a operação do metrô e dos trens.

Metrô

As estações do metrô em Copacabana vão funcionar 24 horas, das 5h de sábado (03) às 23h de domingo (04). As demais vão operar normalmente, das 5h à meia-noite. Após o horário habitual de fechamento, ficarão abertas apenas para desembarque do público do show (até 7h de domingo).

No sábado e na madrugada de domingo, a linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai/Tijuca e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações General Osório/Ipanema e Central do Brasil/Centro.

 Ida ao show

O MetrôRio recomenda que o desembarque dos passageiros ocorra na estação Siqueira Campos/Copacabana.

A estação Cardeal Arcoverde/Copacabana funcionará apenas para desembarque das 16h às 22h. Depois das 22h, será somente para embarque com cartões pré-adquiridos ou método de pagamento por aproximação (NFC).

Volta do show

O MetrôRio recomenda que os passageiros utilizem a estação Siqueira Campos/Copacabana para embarque. A estação conta com dois acessos, maior capacidade de embarque e bilheteria, assim como equipamentos de controle de fluxo, comunicação exclusiva e equipe reforçada para o grande evento. As estações Cardeal Arcoverde/Copacabana e Cantagalo/Copacabana também estarão abertas para o público.

Mais detalhes em www.metrorio.com.br.

Trens

No sábado (03), após o show, trens extras vão aguardar os fãs que forem de metrô até a Central do Brasil (única estação aberta para embarque). A Central do Brasil vai reabrir às 0h para o atendimento ao término do show. As demais funcionarão apenas para desembarque.

Veja abaixo o horário das viagens na madrugada de sábado para domingo:

  • Ramal Japeri: 0h30 – 1h30 – 2h30 – 4h
  • Ramal Saracuruna : 0h45 – 1h45 – 2h45 – 4h
  • Ramal Santa Cruz : 1h – 2h – 3h- 4h30

A SuperVia orienta que os passageiros programem suas viagens consultando a ferramenta “Planeje Sua Viagem”, no aplicativo da concessionária. Mais detalhes em: www.supervia.com.br.