Fernanda Ontiveros e ministro Vladimir Lima inauguram ETE de Queimados e marcam nova era do saneamento na Baixada Fluminense
Unidade vai tratar 51 milhões de litros de esgoto por dia, beneficiar 270 mil moradores de Japeri, Queimados e Nova Iguaçu e proteger a Bacia do Guandu, responsável pelo abastecimento de 9 milhões de pessoas.

(*) Por Geraldo Perelo
A prefeita de Japeri, Dra. Fernanda Ontiveros, participou na manhã desta segunda-feira (22) da inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Queimados, em uma cerimônia que contou com a presença do ministro das Cidades, Vladimir Lima, e marcou um dos mais importantes avanços em saneamento básico da história da Baixada Fluminense.
A nova unidade, construída pela Águas do Rio, representa uma transformação histórica para Japeri, Queimados e parte de Nova Iguaçu. Com capacidade para tratar até 500 litros de esgoto por segundo — o equivalente a 51 milhões de litros por dia — a estação beneficiará cerca de 270 mil moradores e evitará que os resíduos continuem sendo despejados sem tratamento na Bacia do Guandu, principal manancial responsável pelo abastecimento de aproximadamente 9 milhões de pessoas na Região Metropolitana do Rio.
A inauguração simboliza uma mudança de paradigma para duas cidades que, até hoje, não possuíam estrutura adequada de coleta e tratamento de esgoto. Ao lado de autoridades federais, estaduais e municipais, a prefeita Fernanda Ontiveros destacou os impactos positivos que a universalização do saneamento trará para a qualidade de vida da população.
“A gente sai de 0% para 100%. Antes, estas duas cidades lançavam seus esgotos diretamente nos corpos hídricos, nos rios, e hoje vamos ter tratamento integral. Isso impacta diretamente a saúde da população. Eu falo não apenas como prefeita, mas também como médica pediatra. Muitas doenças, parasitoses e verminoses estão diretamente relacionadas à falta de saneamento básico”, afirmou.

Ao lado de autoridades federais, estaduais e municipais, a prefeita Fernanda Ontiveros elogiou o projeto que impacta diretamente a saúde da população
O ministro das Cidades, Vladimir Lima, ressaltou que a obra faz parte do esforço do Governo Federal para ampliar o acesso ao saneamento em todo o país. Segundo ele, o projeto representa o início da universalização dos serviços de água e esgoto em Queimados e Japeri até 2027.
“O governo do presidente Lula tem investido fortemente em saneamento básico. Hoje damos um passo decisivo para universalizar o acesso à água e ao esgoto nestes municípios. São mais de R$ 60 bilhões investidos em saneamento público em todo o Brasil”, declarou.
A ETE de Queimados integra um amplo projeto de expansão da infraestrutura sanitária da Baixada Fluminense. Além da estação, estão sendo implantados cerca de 700 quilômetros de redes coletoras, 13,2 quilômetros de coletores-tronco e mais de 60 estações elevatórias, formando um sistema capaz de coletar e tratar os efluentes de toda a região.
O investimento total da Águas do Rio na iniciativa chega a R$ 640 milhões, sendo R$ 172,8 milhões financiados pelo Programa Saneamento para Todos, do Ministério das Cidades. A meta é universalizar o acesso ao esgotamento sanitário em uma região que historicamente sofreu com a ausência desse serviço essencial.

O investimento total da Águas do Rio na iniciativa para beneficiar a Baixada Fluminense chega a R$ 640 milhões, sendo R$ 172,8 milhões financiados pelo Programa Saneamento para Todos, do Ministério das Cidades.
Para o presidente da Águas do Rio, Anselmo Leal, a inauguração da estação representa um divisor de águas para a Baixada Fluminense.
“Hoje o saneamento chega para 270 mil pessoas que conviviam diariamente com o esgoto próximo de suas casas. Muitas crianças adoecem e deixam de frequentar a escola por causa dessa realidade. Além disso, todo esse esgoto era lançado no Rio Guandu, que abastece milhões de fluminenses. Este é um marco histórico para o estado do Rio de Janeiro”, afirmou.
Os benefícios da nova estrutura vão além da saúde pública. A redução da carga de poluição no Guandu também deve contribuir para a recuperação ambiental do rio e para o fortalecimento de atividades econômicas ligadas ao manancial, como a pesca artesanal.

A solenidade (foto) reuniu ainda o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rodrigo Mascarenhas; o CEO da Aegea Saneamento, Radamés Casseb; o prefeito de Queimados, Glauco Kaizer; representantes do BNDES, da Agenersa e demais autoridades.
Com a entrega da ETE de Queimados, a Baixada Fluminense dá um passo decisivo rumo à universalização do saneamento, transformando uma realidade marcada pela ausência de infraestrutura em um novo cenário de saúde, desenvolvimento sustentável e dignidade para milhares de famílias.
- (*) Com Ascom/PMJ
- Fotos de Thamyres Cardoso e Madalena Angelo















Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.