Nilópolis realiza Conferência Municipal de Saúde e elege representantes para etapa estadual

Nilópolis realiza Conferência Municipal de Saúde e elege representantes para etapa estadual

Encontro reúne profissionais, autoridades e sociedade civil para debater o futuro do SUS e definir propostas para fortalecer a saúde pública

A Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), promoverá nesta sexta-feira (25) a 12ª Conferência Municipal de Saúde. O encontro acontecerá a partir das 10h, na 1ª Igreja do Nazareno, no Centro da cidade, reunindo profissionais da área, representantes da sociedade civil, gestores públicos e autoridades para discutir os rumos da saúde pública no município, no estado e no país.

Com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”, a conferência será um importante espaço de participação popular e construção de propostas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante o evento, também serão eleitos os delegados que representarão Nilópolis na 10ª Conferência Estadual de Saúde, prevista para acontecer entre janeiro e abril de 2027. Já a Conferência Nacional de Saúde está programada para julho do próximo ano.

A programação contará com a presença do secretário municipal de Saúde, André Esteves, além de autoridades convidadas, entre elas o prefeito Abraãozinho, o deputado estadual Rafael Nobre e o deputado federal Ricardo Abrão. Também participará da abertura o pastor da 1ª Igreja do Nazareno, reverendo Alessandro Alvarenga.

Ao longo da manhã, especialistas e representantes da área da saúde irão apresentar palestras sobre quatro eixos temáticos considerados fundamentais para o futuro do SUS. A advogada Rozaria Silva, representante da OAB Nilópolis, abordará o tema “Democracia, saúde como direito e soberania nacional”. Em seguida, o servidor da Semusa Franklin Monteiro discutirá o financiamento do SUS e a importância da justiça tributária para garantir recursos adequados ao sistema.

A farmacêutica Patrícia Eunice falará sobre os desafios da saúde pública diante das emergências climáticas e da justiça socioambiental. Encerrando o ciclo de apresentações, o servidor da Semusa Otávio Barros abordará a integração dos serviços de saúde e o cuidado integral da população.

Após as palestras, os participantes credenciados serão divididos em grupos de trabalho para aprofundar os debates e elaborar propostas e moções relacionadas aos temas apresentados. As sugestões serão votadas em plenária e poderão integrar as discussões das próximas etapas da conferência.

O evento será encerrado com a eleição dos representantes que levarão as demandas e propostas de Nilópolis para a Conferência Estadual de Saúde, contribuindo para a construção das políticas públicas que irão orientar o SUS nos próximos anos.

Você pode ter perdido