Secretaria de Educação de Belford Roxo promove Encontro de Professores Alfabetizadores com o tema “Tecendo Redes de Afeto e Saberes – Alfabetizar Para Emancipar

Secretaria de Educação de Belford Roxo promove Encontro de Professores Alfabetizadores com o tema “Tecendo Redes de Afeto e Saberes – Alfabetizar Para Emancipar

A Secretaria Municipal de Educação promoveu, nesta segunda-feira (22), o I Encontro de Professores Alfabetizadores da Rede Municipal de Belford Roxo, com o tema “Tecendo Redes de Afeto e Saberes – Alfabetizar Para Emancipar”. O evento reuniu quase 400 professores regentes das turmas de 1º e 2º anos de escolaridade, divididos em dois turnos, na Igreja Batista da Piam. 

“Parabenizar a todos os educadores e profissionais presentes dessa responsabilidade tão grande da política pública que se estabelece com a Educação que dá o caminho, aponta e promove. Uma rede apoio pela responsabilidade social, parte daqueles que preparam os nossos alunos para o aprendizado, ensinamento e a alfabetização”, destacou a secretária de Educação, Sheila Boechat.

O encontro teve a condução da secretária especial de Ensino, Fernanda Romero, com uma programação diversificada que contou com apresentações culturais de alunos das escolas municipais Yolanda Costa dos Santos e Priscila Bouças Villanova. Outro ponto alto foi a Leitura Deleite, com jovens estudantes realizando leitura de livros em demonstração da qualidade da alfabetização de Belford Roxo.   

“Quando pensamos nessa formação para os professores do 1º e 2º ano, é uma iniciativa que queremos ter ao longo do ano. Para termos os resultados positivos nas nossas escolas, é importante que o professor esteja em constante formação. Fundamental a presença dos educadores nessa formação como enriquecimento da prática do professor junto aos seus alunos em sala de aula”, afirmou a secretária Fernanda Romero. Ela lembrou a conquista do município do Selo Prata Nacional Compromisso com a Alfabetização 2025, do Ministério da Educação (MEC), às redes públicas de ensino que se destacam pelo compromisso com a alfabetização das crianças na idade certa, especialmente até o 2º ano do Ensino Fundamental.

Premiação Avalia RJ 2025

A coordenadora do Departamento de Anos Iniciais, Gleice Barbosa, fez uma apresentação dos dados do Avalia RJ 2025, que é uma avaliação diagnóstica e somativa anual focada no 2° ano do Ensino Fundamental, integrando o programa estadual Alfabetiza RJ. A prova mede habilidades em Língua Portuguesa e Matemática, servindo para orientar políticas públicas, identificar desafios e melhorar o ensino. Na sequência foram premiadas as quatro escolas municipais de Belford Roxo que se destacaram em Leitura e Escrita no Avalia RJ 2025: E. M. da Prata; E.M. Padre Ramon; E.M. Malvino José de Miranda; E.M. Casemiro Meirelles

O III Prêmio Magda Soares: Transformando Vidas pela Leitura foi destacado pela secretária Fernanda Romero que abriu para a participação dos educadores nessa importante premiação que é uma iniciativa criada pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ) em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-RJ). O seu objetivo principal no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada visa identificar, valorizar e divulgar práticas pedagógicas inovadoras voltadas para a alfabetização e recomposição das aprendizagens nas redes públicas municipais de ensino de todo o estado do Rio de Janeiro. Os três melhores de Belford Roxo receberão prêmios.

Palestra

A palestra principal do evento ficou com a professora Cibele Mendanha, educadora, pedagoga e escritora brasileira, amplamente reconhecida pelo seu trabalho voltado para a Educação Infantil, alfabetização e formação de professores, com o tema “Tecendo Redes de Afeto e Saberes – Alfabetizar Para Emancipar”.

A educadora atua fortemente como consultora pedagógica e palestrante, sendo uma das referências nacionais na aplicação prática das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ensino infantil, com boas abordagens, práticas regulares em salas de aulas e também promovendo ações provocativas entre os professores.

“Presenciando a apresentação cultural das crianças percebemos quantas habilidades eles desenvolveram para chegar até aqui. E quem proporcionou isso, a escola. A escola faz o que ninguém faz. Letralmente nós somos uma instituição que devemos um compromisso com a sociedade, mas é mais do que isso. O professor deve valorizar cada prática desenvolvida nas unidades escolares, não é fácil, mas é possível”, ressaltou a professora Cibele Mendanha (foto), que elogiou muito a qualidade da exposição de trabalhos, brincadeiras, desenhos e atividades desenvolvidas pelas escolas municipais expostas na área do evento.  

O encerramento do evento contou com toda alegria e talento do professor e musicoteraputa Robson Passos com seu inseparável violão e músicas com a temática das letras e palavras dentro do universo da alfabetização.

Houve ainda o sorteio de 25 exemplares de livros didáticos para os participantes do evento.

Você pode ter perdido