Violência contra idosos acende alerta em Nilópolis durante o Junho Lilás

Violência contra idosos acende alerta em Nilópolis durante o Junho Lilás

Evento na Câmara Municipal vai orientar a população sobre prevenção, direitos e canais de denúncia contra maus-tratos à terceira idade

A violência contra a pessoa idosa continua sendo uma realidade preocupante em todo o país e exige atenção constante da sociedade e do poder público. Em Nilópolis, onde mais de 20% da população é formada por idosos, a conscientização sobre o tema ganha destaque durante as ações do Junho Lilás, mês dedicado à prevenção e ao combate aos maus-tratos contra a terceira idade.

Para reforçar essa mobilização, a Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, promoverá no próximo dia 25 de junho, às 10h, na Câmara Municipal, uma manhã de informação, orientação e fortalecimento da rede de proteção aos idosos.

A programação contará com a palestra da assistente social Lícia Mattesco, superintendente da Pessoa Idosa do Estado do Rio de Janeiro e especialista em envelhecimento ativo. A abertura do encontro será realizada pela secretária municipal de Desenvolvimento Social, Everline Lima, seguida da formação da mesa de autoridades e da palestra, prevista para começar às 10h20. Ao final, o público poderá participar com perguntas e esclarecimentos sobre o tema.

Além de discutir os diversos tipos de violência que atingem a população idosa — física, psicológica, patrimonial, negligência e abandono — o evento também destacará os mecanismos de proteção existentes e a importância da denúncia. Um dos principais canais é o Disque 165, destinado ao recebimento de denúncias de violações de direitos da pessoa idosa.

Segundo dados do IBGE, Nilópolis possui o maior percentual de idosos da Baixada Fluminense, com 20,13% da população na faixa dos 60 anos ou mais. O índice reforça a necessidade de políticas públicas voltadas à proteção, inclusão e promoção da qualidade de vida desse segmento.

O município mantém iniciativas permanentes de atendimento à terceira idade, como as atividades físicas e recreativas oferecidas nas Casas da Terceira Idade do Cabral e de Nova Cidade, além das aulas de musicalização da Escola Municipal de Música Weberty Bernardino Aniceto. A cidade também conta com a Superintendência Municipal do Idoso, responsável por orientar famílias, mediar conflitos e encaminhar denúncias de violação de direitos aos órgãos competentes.

A campanha Junho Lilás busca conscientizar a população de que o respeito, o cuidado e a proteção aos idosos são responsabilidades de todos, ajudando a romper o silêncio e combater qualquer forma de violência contra quem ajudou a construir a sociedade.

Você pode ter perdido